O senador Wellington Fagundes (PL-MT), pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, cumpriu agenda em Barra do Garças nesta segunda-feira (19), onde anunciou R$ 3,2 milhões para a saúde e apresentou um projeto histórico para o Araguaia: a implantação do Hospital Regional Universitário de Barra do Garças. Ao lado de representantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e de lideranças políticas da região, Wellington também destacou iniciativas voltadas à expansão do ensino superior e ao fortalecimento da infraestrutura regional. O anúncio foi feito durante sessão na Câmara Municipal de Barra do Garças, com a presença de vereadores, prefeitos e lideranças regionais do Vale do Araguaia. Na ocasião, o senador confirmou a destinação de R$ 2,6 milhões para o custeio da saúde do município e outros R$ 600 mil para a aquisição de um mamógrafo, equipamento fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de mama. “Esse é um trabalho para cuidar do dia a dia da população. Saúde é prioridade, porque é na hora da doença que as pessoas mais precisam do poder público”, afirmou. O principal anúncio da agenda foi o projeto de construção do Hospital Regional Universitário de Barra do Garças. Pela proposta, o Instituto Federal de Mato Grosso ficará responsável pela elaboração do projeto básico, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso, consolidando uma iniciativa inédita entre as duas instituições federais. Enquanto a UFMT trabalha para implantar o curso de Medicina em Barra do Garças, processo que já está em andamento e aguarda apenas a autorização do Ministério da Educação (MEC), o IFMT vai estruturar, no Campus Araguaia, um eixo tecnológico voltado à área da saúde, também inédito em Mato Grosso, para formar profissionais que atenderão à demanda regional. Além de ampliar o atendimento à população, o Hospital Universitário deverá impulsionar a formação de profissionais, a pesquisa, a residência médica e a geração de empregos, consolidando Barra do Garças como polo regional de saúde e educação. “É um sonho antigo do Araguaia. Educação e saúde caminham juntas para transformar a realidade da nossa população”, destacou Wellington. O senador lembrou que a interiorização do ensino superior público é uma das marcas de sua atuação parlamentar. Foi de sua autoria o projeto que resultou na criação da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Recentemente, também teve aprovado no Senado o projeto autorizativo para a criação da Universidade Federal do Norte de Mato Grosso, em Sinop. “Agora queremos consolidar o campus da UFMT em Barra do Garças e viabilizar, no futuro, a Universidade Federal do Araguaia”, afirmou. Durante a visita, Wellington esteve no campus da UFMT e vistoriou as obras da Avenida Universitária, em Pontal do Araguaia, executadas com recursos destinados por seu mandato para melhorar o acesso ao campus e a mobilidade urbana da região. “Quando a gente vai ao interior e olha no olho das pessoas, tem ainda mais certeza de que estamos no caminho certo. Nosso mandato existe para transformar sonhos antigos em realidades concretas”, concluiu. Pré-candidatura ao Governo de Mato Grosso Questionado sobre a pré-candidatura ao Governo do Estado, Wellington destacou que as pesquisas divulgadas até o momento têm colocado seu nome em posição de destaque. “Pesquisa é a fotografia do momento. Recebo esse reconhecimento com humildade e como um sinal de que estamos no rumo certo, ouvindo as pessoas e trabalhando há mais de 30 anos por Mato Grosso.” O senador afirmou que pretende construir um governo descentralizado, com presença efetiva em todas as regiões do Estado. “Quero fazer um governo humano. Mato Grosso cresceu muito, mas ainda temos cerca de 400 mil pessoas vivendo em situação de pobreza. Não é aceitável que um Estado tão rico conviva com essa realidade. O governo precisa chegar até quem mais precisa.” Segundo Wellington, regiões como Araguaia, Nortão, Oeste, Grande Cáceres, Sul e Baixada Cuiabana terão participação direta na administração estadual.
Maio Laranja: o que fazemos com o silêncio de uma criança?
Tem um silêncio que dói mais do que qualquer grito. É o silêncio de uma criança que sofreu e não encontrou adulto para ouvi-la. É o silêncio de uma família que preferiu não acreditar. É o silêncio de uma sociedade que ainda trata esse tema como tabu. Maio é o mês em que o Brasil veste laranja justamente para romper esse silêncio. O Maio Laranja é a campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, criada em alusão ao dia 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal nº 9.970/2000. Os números nos convocam a agir. Em 2023, três em cada quatro vítimas de violência sexual no Brasil eram crianças ou adolescentes. Em 2024, as denúncias cresceram 22,6%, somando quase 290 mil relatos em todo o país. O cenário em nossa região é ainda mais alarmante: Mato Grosso é o terceiro estado com maior incidência de violência sexual contra crianças e adolescentes (com idades entre 0 e 19 anos), conforme o estudo “Violência contra crianças e adolescentes na Amazônia”, lançado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). O levantamento, realizado entre 2021 e 2023, mostra que o nosso estado perde apenas para Rondônia, que lidera o ranking com 234,2 casos a cada 100 mil crianças e adolescentes, e para Roraima, com 228,7 casos por 100 mil. Essa realidade cruel se reflete no nosso Judiciário. Em Mato Grosso, os processos por estupro de vulnerável aumentaram 21% em apenas um ano, passando de 1.714 para 2.082 casos. Somente nos quatro primeiros meses de 2025, foram registrados 627 novos processos, sendo Várzea Grande uma das cinco comarcas com mais casos do Estado. Para além da nossa fronteira estadual, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública revela uma ferida nacional profunda: 76% dos casos de estupro registrados no Brasil são classificados como estupro de vulnerável, ou seja, quando a vítima tem menos de 14 anos. No período analisado pela pesquisa, mais de 117 mil meninas entre 0 e 14 anos foram vítimas de estupro no país. Por trás de cada número, há uma criança. Há uma história. Há uma ferida que precisou ser tratada tarde demais, ou que ainda não foi tratada. O que a experiência e os especialistas nos ensinam é algo que precisa ser dito com clareza. O agressor quase nunca é um estranho. É alguém próximo, de confiança, muitas vezes querido pela família. É por isso que a criança hesita em falar. É por isso que, quando fala, nem sempre é acreditada. E é por isso que o segredo se instala, protegendo o culpado e abandonando a vítima. Pais e mães, fiquem atentos às mudanças. Uma criança que para de brincar, que tem pesadelos, que se isola, que apresenta comportamentos sexualizados sem explicação, que chora sem motivo aparente, pode estar comunicando algo que as palavras ainda não alcançam. Vocês conhecem seus filhos como ninguém. Quando algo parece errado, geralmente está. Ouçam. Acreditem. Busquem ajuda. Como presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, assumi o compromisso de transformar essa causa em lei. Foi sancionada a Lei nº 13.168, de minha autoria, que institui a Política Estadual de Prevenção, Identificação e Coibição de Práticas de Violência ou de Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e oficializa o Maio Laranja em Mato Grosso. Aprovamos também proposta que impede condenados por crimes sexuais contra crianças de exercerem mandato parlamentar no estado. Não é suficiente, mas é um passo concreto na direção certa. A proteção das nossas crianças não pode depender só da lei. Depende de cada olhar atento, de cada conversa corajosa, de cada adulto que decide não fingir que não viu. Denuncie pelo Disque 100, disponível 24 horas, de forma gratuita e anônima. Toda criança merece crescer sem medo. E esse é um compromisso que não pode esperar. Max Russi, deputado estadual e atual presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso
TJMT inaugura novo almoxarifado e moderniza logística do Judiciário em Mato Grosso
Nova estrutura centraliza armazenamento e distribuição de materiais para comarcas de todo o estado com foco em economia, agilidade e sustentabilidade. Antes que computadores, móveis ou materiais de expediente cheguem às comarcas de Mato Grosso, existe uma estrutura responsável por garantir o funcionamento da engrenagem administrativa do Judiciário. Pensando em tornar esse processo mais eficiente, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso inaugurou o novo almoxarifado do Departamento de Material e Patrimônio (DMP), em Cuiabá. O espaço foi planejado para dar mais agilidade ao armazenamento, controle e distribuição de materiais utilizados nas unidades judiciais de todo o estado. A nova estrutura reúne setores operacionais e administrativos em um ambiente moderno, organizado e adequado às demandas atuais do Tribunal. Durante a inauguração, o presidente do TJMT, desembargador José Zuquim Nogueira, destacou a importância do investimento para fortalecer a gestão interna e garantir melhores condições de trabalho aos servidores e magistrados. Com mais de dois mil metros quadrados de área construída, o prédio conta com espaço para carga e descarga, estoque verticalizado e ambientes voltados ao gerenciamento logístico. A estrutura substitui o antigo almoxarifado, que funcionava em um imóvel alugado no Distrito Industrial da Capital. Segundo o Tribunal, a mudança faz parte de uma política de modernização administrativa e reorganização dos estoques, permitindo reduzir desperdícios e otimizar a utilização dos recursos públicos. A coordenadora administrativa do TJMT, Bruna Penachioni, ressaltou que o novo modelo também melhora o controle patrimonial e proporciona mais eficiência no atendimento às demandas das comarcas. Além da economia e da praticidade, o espaço também reforça ações sustentáveis já adotadas pelo Judiciário brasileiro. O novo almoxarifado irá ampliar iniciativas de logística reversa, garantindo destinação ambientalmente correta para materiais sem utilização.
Operação mira quadrilha especializada em furtos a veículos de luxo em Cuiabá e VG
Grupo usava carro compartilhado para dar apoio aos crimes e esconder atuação da associação criminosa A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quinta-feira (20), a Operação Décimo Mandamento para desarticular uma associação criminosa suspeita de praticar furtos em veículos estacionados em Cuiabá e Várzea Grande. A ação cumpre oito mandados de busca e apreensão domiciliar e uma ordem de apreensão e arresto de veículo. As investigações foram conduzidas pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá e começaram após o arrombamento de uma caminhonete Toyota Hilux, ocorrido em agosto de 2025, no bairro Quilombo, na Capital. Na ocasião, criminosos levaram uma arma de fogo, carregadores, munições, documentos pessoais e cartões bancários que estavam dentro do veículo. Com apoio de imagens de câmeras de segurança, os policiais identificaram a participação de um Hyundai Creta branco utilizado para dar suporte à ação criminosa. As imagens mostraram um dos suspeitos descendo do automóvel enquanto outro permanecia na direção durante o furto. Ao longo das apurações, a Derf descobriu que o mesmo veículo aparecia ligado a outras ocorrências semelhantes registradas em Cuiabá. Segundo a investigação, o automóvel circulava entre diferentes integrantes do grupo, em negociações consideradas suspeitas, marcadas por ausência de documentação formal, versões contraditórias e valores incompatíveis. De acordo com a Polícia Civil, os investigados mantinham contato frequente sobre o veículo, incluindo conversas relacionadas a multas e pendências administrativas, o que reforçou os indícios de vínculo entre os suspeitos. As investigações apontam ainda que cada integrante exercia funções específicas dentro do esquema criminoso, como ocultação da posse do carro, intermediação das negociações e participação direta nos furtos. Além das buscas, a Justiça autorizou a apreensão de celulares, computadores e outros dispositivos eletricos encontrados nos endereços dos alvos. O objetivo é aprofundar as investigações e tentar localizar a arma furtada, que ainda não foi recuperada. O nome “Décimo Mandamento” faz referência ao ensinamento bíblico “não cobiçar as coisas alheias”, em alusão aos crimes patrimoniais atribuídos ao grupo. A operação integra o planejamento estratégico da Polícia Civil dentro da Operação Pharus, vinculada ao programa Tolerância Zero, que intensifica o combate às facções criminosas em Mato Grosso.
Deolane Bezerra é presa em operação da Polícia Civil que apura suposta ligação com organização criminosa
Por: Alex Rabelo — jornalista e analista político | MT Urgente News A advogada e influenciadora digital Deolane Bezerra foi presa preventivamente na manhã desta quinta-feira (21) durante uma operação da Polícia Civil de São Paulo que investiga suspeitas de ligação com integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC). A informação foi divulgada inicialmente pelo UOL e confirmada por veículos nacionais que acompanham a operação. () Segundo as informações publicadas, a prisão ocorreu na residência da influenciadora, localizada em um condomínio na cidade de Barueri (SP). Além do mandado contra Deolane, a operação também cumpriu outras ordens judiciais relacionadas à investigação. Entre os alvos citados está Marcos Willians Herbas Camacho, conhecido como Marcola, apontado pelo Ministério Público como uma das principais lideranças da facção criminosa — ele já se encontra preso. () De acordo com as informações divulgadas até o momento, a investigação apura possíveis conexões financeiras e movimentações que estariam sendo analisadas pelas autoridades. Até o momento da publicação, não havia divulgação oficial detalhando todas as provas ou elementos reunidos na investigação. Importante destacar que a prisão preventiva faz parte do andamento da investigação e não representa condenação. O caso seguirá sendo analisado pela Justiça, garantindo o direito à ampla defesa e ao contraditório. A defesa de Deolane ainda poderá se manifestar oficialmente sobre as acusações e apresentar sua versão dos fatos ao longo do processo. O caso ganhou grande repercussão nacional por envolver uma figura pública com forte presença nas redes sociais e deve ter novos desdobramentos nos próximos dias. () Fonte: UOL
Pesquisa mostra Wellington na frente em todos os cenários testados e amplia debate sobre sucessão ao Governo de MT
Por: Alex Rabelo — jornalista e analista político | MT Urgente News A corrida ao Palácio Paiaguás começa a ganhar contornos mais claros e uma nova pesquisa registrada aponta um cenário que chama atenção: o senador Wellington Fagundes aparece na liderança em todos os cenários testados para o Governo de Mato Grosso. ([Justiça Eleitoral][1]) O levantamento realizado pelo instituto MT Dados Inteligência Estratégica, registrado no TSE sob nº MT-03773/2026, ouviu 1.500 eleitores presencialmente em 45 municípios distribuídos em sete regiões do estado, alcançando 77% do eleitorado mato-grossense. A margem de erro é de 3 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. ([Justiça Eleitoral][1]) Mas o que os números realmente mostram? Mais do que apontar um favorito neste momento, o estudo revela como cada nome se comporta em diferentes composições eleitorais — e é aí que o cenário começa a ficar interessante. No primeiro cenário apresentado, com três nomes, Wellington aparece com 31%, seguido por Otaviano Pivetta com 24% e Natasha Slhessarenko com 8%. Mesmo considerando os 28% de indecisos e os votos brancos e nulos, o senador larga na frente e demonstra capacidade de manter desempenho competitivo em uma disputa mais concentrada. Quando o cenário é ampliado e entra um quarto nome na disputa, Wellington continua liderando. Nesse formato: * Wellington Fagundes: 27% * Otaviano Pivetta: 20% * Jayme Campos: 14% * Natasha Slhessarenko: 7% O dado chama atenção porque indica manutenção da liderança mesmo com maior fragmentação do eleitorado. Já em um cenário com três nomes — Wellington, Pivetta e Jayme — o senador aparece novamente na frente: * Wellington Fagundes: 29% * Otaviano Pivetta: 21% * Jayme Campos: 15% Outro ponto observado por analistas políticos é o desempenho em simulações de segundo turno. Contra Otaviano Pivetta, Wellington aparece com 56% dos votos válidos, contra 44%. Contra Jayme Campos, o placar é ainda mais amplo: 65% para Wellington contra 35%. No cenário contra Natasha Slhessarenko, a vantagem também aparece ampliada. Mas talvez um dos números mais observados por equipes políticas neste momento não esteja na intenção de voto. Está no potencial de crescimento. Segundo o levantamento: * 21% afirmam que votariam com certeza em Wellington; * 23% dizem que poderiam votar; * 13% afirmam que não votariam; * 17% dizem não conhecer; * 27% ainda não sabem responder. Na prática, os dados indicam que ainda existe parcela significativa do eleitorado em aberto — algo que mantém o cenário eleitoral distante de definição. Enquanto isso, os adversários enfrentam seus próprios desafios. O grupo ligado ao governo trabalha para consolidar um nome único. Outros partidos ainda discutem composição interna e construção de alianças. Já o PL, mesmo vivendo debates internos, aparece neste levantamento com um nome que mantém competitividade em diferentes formatos de disputa. A eleição ainda está longe. Mas uma leitura parece começar a aparecer nos bastidores: quem conseguir transformar intenção em consolidação política e reduzir rejeição nos próximos meses tende a entrar mais forte na reta decisiva. Porque em Mato Grosso, pesquisa abre caminho. Mas eleição… continua sendo construída no campo político. Fontes metodológicas: registro de pesquisa eleitoral e dados informados pelo levantamento. ([Justiça Eleitoral][1]) [1]: https://www.tse.jus.br/eleicoes/pesquisa-eleitorais/consulta-as-pesquisas-registradas?utm_source=chatgpt.com “Consulta às pesquisas registradas”
Cuiabá entra no top 10 das capitais com melhor qualidade de vida do Brasil
Capital mato-grossense lidera ranking estadual no IPS Brasil 2026 e se destaca em bem-estar, serviços básicos e oportunidades A capital de Mato Grosso conquistou destaque nacional ao figurar entre as dez capitais brasileiras mais bem avaliadas no Índice de Progresso Social (IPS) Brasil 2026, divulgado nesta quarta-feira (20). Cuiabá aparece na 10ª colocação do ranking nacional, consolidando-se como o município com melhor desempenho do estado em qualidade de vida e desenvolvimento social. O levantamento analisa os 5.570 municípios brasileiros com base em 57 indicadores sociais e ambientais, divididos em três pilares principais: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades. Diferentemente de rankings econômicos tradicionais, como o Produto Interno Bruto (PIB), o IPS mede fatores ligados diretamente às condições de vida da população. Entre os pontos que impulsionaram Cuiabá no ranking estão os indicadores relacionados ao acesso a serviços essenciais, bem-estar social, educação, comunicação e infraestrutura urbana. A capital também apresentou desempenho positivo em áreas como saúde, segurança, inclusão social e acesso ao conhecimento. No cenário nacional, Curitiba lidera a lista das capitais mais bem colocadas, seguida por Brasília e São Paulo. Mesmo diante da concorrência de grandes centros urbanos, Cuiabá conseguiu espaço entre cidades reconhecidas pela qualidade dos serviços públicos e desenvolvimento urbano. O resultado também evidencia a desigualdade existente entre grandes capitais e municípios mais afastados dos principais centros econômicos do país, onde ainda há dificuldades no acesso à infraestrutura e políticas públicas. Ao comentar o desempenho da capital, o prefeito Abilio Brunini afirmou que o reconhecimento reforça o potencial de crescimento sustentável da cidade. Segundo ele, Cuiabá reúne características que favorecem tanto o desenvolvimento econômico quanto a preservação ambiental, destacando a existência de mais de 300 nascentes no município. O gestor ainda ressaltou a força econômica da capital nos setores do agronegócio, comércio e serviços, além da crescente geração de empregos e da demanda por mão de obra qualificada em diferentes áreas. Com pontuação de 67,22 no IPS Brasil 2026, Cuiabá ficou à frente de diversas capitais brasileiras e consolidou sua posição entre os principais centros urbanos do país em qualidade de vida e desenvolvimento social.
Prefeitura de Cuiabá publica RGA com impacto de R$ 88 milhões na folha salarial
Recomposição será de 4,11% para servidores em geral e 3,51% para profissionais da educação; diferença ocorre por conta da unificação da data-base para maio. A Prefeitura de Cuiabá publica nesta quarta-feira (20) o reajuste geral anual (RGA) dos servidores municipais, com impacto financeiro estimado em R$ 88 milhões na folha de pagamento. O percentual será de 4,11% para os servidores em geral e de 3,51% para os profissionais da educação. A diferença é explicada pela unificação da data-base dos servidores para o mês de maio. Segundo o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, cerca de R$ 69,9 milhões do impacto total correspondem aos servidores ativos, enquanto R$ 21,9 milhões serão destinados aos inativos e aposentados previdenciários. O prefeito destacou que o decreto do RGA será publicado ainda nesta quarta-feira e explicou que a diferença entre os índices não representa perda salarial para os profissionais da educação, mas sim uma adequação ao período considerado no cálculo inflacionário. “Os demais servidores recebem 4,11% porque esse percentual contabiliza 12 meses de inflação. Já a educação terá 3,51% porque houve a unificação da data-base para maio e, nesse caso, o cálculo considera apenas 10 meses desde o último reajuste”, afirmou o prefeito. Abilio ressaltou ainda que, a partir do próximo ano, a tendência é de equalização dos percentuais entre todas as categorias. “Daqui para frente, o RGA será igual para todos os servidores. O que muda agora é apenas o período utilizado no cálculo”, acrescentou. O secretário municipal de Economia, Marcelo Bussiki, explicou que o RGA é calculado automaticamente com base nos índices oficiais de inflação acumulados no período de referência. “O reajuste geral anual segue a variação inflacionária dos últimos 12 meses. Como a educação tinha uma data-base diferente, ainda não completou esse período desde o último reajuste. Por isso, o índice aplicado neste momento é proporcional a 10 meses”, explicou Bussiki. O secretário também afirmou que a equiparação imediata do percentual da educação aos 4,11% representaria ganho real acima da inflação, o que exigiria autorização legislativa. “Se o município decidir aplicar 4,11% também para a educação neste momento, isso deixa de ser apenas recomposição inflacionária e passa a configurar ganho real referente aos dois meses não contabilizados anteriormente. Nesse caso, seria necessária a aprovação de um projeto de lei pela Câmara Municipal”, completou. Os aposentados com direito à paridade receberão os mesmos percentuais aplicados aos servidores da ativa, conforme a categoria correspondente.
Ponte na MT-010 terá trânsito restrito para veículos pesados durante obras de reforço estrutural
Medida vale para veículos acima de 10 toneladas e segue até a conclusão das intervenções na ponte sobre o Rio Cuiabá, próximo a Rosário Oeste A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra-MT) iniciou uma série de intervenções estruturais na ponte sobre o Rio Cuiabá, localizada na MT-010, nas proximidades de Rosário Oeste. Para garantir a segurança durante a execução das obras, o Governo do Estado determinou a restrição do tráfego de veículos com Peso Bruto Total (PBT) superior a 10 toneladas. A obra tem como objetivo reforçar a estrutura da ponte após a identificação de problemas que poderiam comprometer a estabilidade da construção no médio prazo. O investimento estadual nas melhorias é de R$ 14,5 milhões. A ponte possui 217,2 metros de extensão e é considerada uma importante ligação entre municípios da região. Com a publicação da portaria, caminhões e demais veículos enquadrados na restrição ficam impedidos de atravessar o local até a conclusão dos trabalhos, prevista para o segundo semestre deste ano. A determinação vale durante 24 horas por dia, incluindo fins de semana e feriados. Segundo a Sinfra-MT, a fiscalização será feita com base no Peso Bruto Total informado no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), independentemente da carga transportada no momento da abordagem. No documento físico, o dado pode ser encontrado na parte superior direita. Já no CRLV digital, a informação aparece na segunda página. Veículos de passeio não serão afetados pela medida. A restrição também não se aplica a ambulâncias, viaturas policiais, veículos de fiscalização, operação de trânsito e unidades de combate a incêndio e salvamento, conforme previsto na legislação de trânsito. Motoristas de veículos pesados deverão utilizar rotas alternativas para deslocamentos entre Rosário Oeste e Cuiabá. A principal orientação é o uso da BR-163 durante o período das obras.
Operação de campana na Penitenciária Mata Grande apreende materiais lançados por drone e mira combate ao crime organizado
Por: Alex Rabelo — jornalista e analista político | MT Urgente News Dentro das ações do programa do Governo de Mato Grosso voltadas ao enfrentamento do crime organizado, a Secretaria de Estado de Justiça (SEJUS) realizou mais uma operação de segurança na Penitenciária Major PM Eldo de Sá Correia, conhecida como Mata Grande, em Rondonópolis. Mas afinal, o que foi essa operação? Segundo informações divulgadas pela direção da unidade, foi realizada uma *Operação de Campana* — estratégia utilizada para monitoramento e observação contínua de áreas consideradas sensíveis, com o objetivo de identificar movimentações suspeitas e impedir práticas criminosas. A ação começou às 21h do dia 19 de maio e foi encerrada às 15h21 do dia 20 de maio. De acordo com a administração da penitenciária, a operação foi motivada pelo aumento de registros de incursões de drones nas proximidades da unidade prisional. Conforme relatado, esses equipamentos estariam sendo utilizados para tentar lançar materiais proibidos destinados a internos. Para impedir a entrada desses materiais, equipes de Policiais Penais foram posicionadas em pontos estratégicos, incluindo as lajes da unidade e áreas de vegetação próximas ao presídio. Durante a ação, por volta das 14h30, um drone foi identificado sobrevoando os raios da penitenciária. Conforme o relato oficial, uma das equipes conseguiu interceptar e apreender o pacote que estaria sendo transportado pelo equipamento. Ao mesmo tempo, outra equipe que monitorava a área externa identificou o local de onde o drone estaria sendo operado. Segundo a direção da unidade, os suspeitos estavam em uma área de lavoura próxima ao complexo prisional e, durante a abordagem, houve confronto com os agentes. Os suspeitos deixaram o local e não foram localizados naquele momento. Após a ocorrência, os policiais realizaram buscas e apreenderam materiais que teriam sido utilizados na ação. Entre os itens apreendidos durante toda a operação estão: * 01 conjunto completo de drone com hard case; * 17 baterias; * 09 aparelhos celulares; * 01 carcaça de celular; * 04 carregadores; * 04 fones de ouvido; * 01 mochila; * 04 serras; * 08 hélices; * 17 carretéis de linha encerada. De acordo com a estimativa apresentada pela direção da unidade, o prejuízo causado ao crime com a apreensão dos materiais seria de aproximadamente *R$ 300 mil*. A direção da Penitenciária Mata Grande destacou o trabalho dos Policiais Penais envolvidos na ação e afirmou que operações desse tipo buscam reforçar a segurança da unidade e impedir tentativas de comunicação e entrada de materiais proibidos no sistema prisional. A operação integra ações de monitoramento e controle desenvolvidas dentro da política estadual de enfrentamento às facções criminosas e fortalecimento da segurança nas unidades prisionais.