Recuperação entre Canabrava do Norte e a BR-158 inclui reciclagem do pavimento, reforço estrutural e melhorias para ampliar a segurança dos motoristas A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) iniciou a restauração da MT-412, no trecho que liga o perímetro urbano de Canabrava do Norte ao entroncamento com a BR-158. A intervenção recebe investimento estimado em R$ 23,3 milhões e deve ser concluída em até seis meses. A obra vai além de uma simples recuperação da camada asfáltica. O projeto prevê reforço estrutural completo da rodovia, construída há mais de uma década e que atualmente apresenta desgaste provocado pelo fluxo constante de veículos e pelas condições climáticas ao longo dos anos. Entre os serviços executados está a reciclagem da base do pavimento, técnica utilizada em trechos mais comprometidos da estrada. Nesse processo, o asfalto antigo é retirado, triturado e reaproveitado junto às camadas inferiores da pista, formando uma nova estrutura mais resistente e durável. Apesar do aspecto de destruição temporária em alguns pontos durante a execução, o método é considerado um dos mais eficientes para restaurar a capacidade da rodovia. A expectativa é de que a recuperação da MT-412 garanta melhores condições de trafegabilidade e segurança, além de preparar o trecho para o aumento do fluxo de veículos previsto após a conclusão da MT-109, corredor que deve impulsionar a circulação na região. Durante o andamento das obras, poderão ocorrer alterações temporárias no trânsito e intervenções parciais na pista. A recomendação aos motoristas é para que mantenham atenção redobrada ao passar pelo trecho em obras.
Em anúncio nas redes sociais, Max Russi confirma articulação para convocar 50 oficiais e mais 200 soldados da PM
O deputado Max Russi (Podemos), presidente da Assembleia Legislativa, usou as redes sociais para anunciar o avanço nas negociações para a ampliação do efetivo da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT). Após reuniões consecutivas com o governador em exercício, Otaviano Pivetta (Republicanos), e com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), o parlamentar confirmou a sinalização positiva para a convocação de 50 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) e mais 200 soldados aprovados no concurso. A convocação para o CFO vai abrir 50 vagas para aspirantes a oficial da Polícia Militar. Desse total, 18 candidatos já atuam na instituição como praças e agora ingressarão no oficialato, o que reduz o impacto financeiro para o Estado. O chamamento atende a uma forte cobrança dos aprovados e busca suprir as necessidades de comando da corporação. Além das vagas para oficiais, Russi garantiu o encaminhamento junto ao governo do estado para o chamamento de, pelo menos, mais 200 soldados da lista de aprovados. O objetivo do Parlamento estadual é colocar esses novos soldados nas ruas o mais rápido possível, direcionando o reforço do policiamento preventivo e ostensivo principalmente para os municípios do interior. “O governador Pivetta foi muito sensível ao nosso pleito. Ele reforçou que a prioridade da gestão é o combate firme às facções e a melhoria da segurança pública nos 142 municípios de Mato Grosso. A Assembleia Legislativa fez esse pedido de forma unificada porque o fortalecimento do efetivo é a resposta que a nossa população precisa. Vamos continuar nessa luta para que essa convocação aconteça nos próximos dias”, afirmou Max.
Meeting Paralímpico reúne mais de 150 atletas em Cuiabá e movimenta cenário do paradesporto em Mato Grosso
Competição promovida pelo CPB serve como seletiva nacional e reforça crescimento do esporte paralímpico no Estado Cuiabá será palco, neste sábado (23), de uma das principais competições do calendário paralímpico brasileiro em 2026. O Meeting Paralímpico, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), vai reunir 154 atletas com deficiência física, visual e intelectual em disputas de atletismo e natação. As provas começam às 8h. O atletismo será realizado no Centro Olímpico de Treinamento (COT) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), enquanto as disputas da natação acontecem na piscina do Complexo Aquático Arena Pantanal. Além de fomentar o paradesporto no Estado, a competição tem peso importante no cenário nacional, já que os resultados obtidos pelos atletas contam para os rankings brasileiros e servem como critério de classificação para competições organizadas pelo CPB, como Paralimpíadas Escolares, Universitárias e Circuitos Brasileiros. Entre os destaques da etapa mato-grossense está a atleta Isis Paes, de 31 anos, líder do ranking nacional adulto no Arremesso de Peso da classe F12, destinada a atletas com deficiência visual. Representando a Associação Mato-grossense dos Cegos (AMC), Isis chega à competição motivada para superar suas próprias marcas. A atleta, que também é beneficiada pelo programa OlimpusMT, destacou a importância do incentivo financeiro para o desenvolvimento esportivo. Segundo ela, o apoio garante melhores condições de preparação, incluindo aquisição de equipamentos, alimentação e suplementação, além de representar reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos atletas paralímpicos no Estado. Do total de competidores, 133 disputam provas de atletismo e 21 participam das provas de natação. O evento ainda reúne cerca de 60 integrantes de delegações, entre técnicos e equipes de apoio. O Meeting Paralímpico contempla tanto atletas de alto rendimento quanto competidores em fase de desenvolvimento, incluindo categorias de base a partir do sub-11. O formato segue as regras das federações internacionais de cada modalidade. A temporada nacional do Meeting Paralímpico começou em abril e já passou por cidades como Belém, Rio Branco, São Luís, Teresina, Porto Velho, Fortaleza e Boa Vista. Neste sábado, além de Cuiabá, o evento também ocorre em Manaus e Natal. A programação segue até agosto, quando será encerrada em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico. Os profissionais de imprensa interessados na cobertura do evento devem realizar credenciamento prévio junto ao Comitê Paralímpico Brasileiro.
Senado aprova criminalização do exercício ilegal da veterinária e Wellington cobra rapidez na sanção presidencial
O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (13) o Projeto de Lei 4.560/2025, que tipifica como crime o exercício ilegal da medicina veterinária no Brasil. A proposta segue agora para sanção presidencial e recebeu apoio do senador e pré-candidato ao governo de Mato Grosso, Wellington Fagundes (PL), que destacou a importância da medida para garantir mais segurança sanitária, proteção animal e valorização dos profissionais habilitados. Pelo texto aprovado, passa a ser crime exercer a profissão de médico veterinário sem autorização legal ou além dos limites permitidos, com pena de detenção de seis meses a dois anos, além de multa em casos de obtenção de lucro. Para Wellington, a aprovação representa uma conquista histórica da categoria e reforça a necessidade de qualificação técnica para o exercício da profissão. — O médico veterinário precisa ter qualidade, preparo e formação adequada. Esse projeto protege a sociedade, os animais e valoriza quem realmente se dedicou ao aprendizado dentro da faculdade. Não podemos permitir que pessoas sem capacitação coloquem em risco a saúde pública e o bem-estar animal — afirmou o senador. Wellington Fagundes também defendeu agilidade na sanção presidencial da proposta. — Agora esperamos rapidez na sanção para que essa proteção passe a valer o quanto antes em todo o país — acrescentou. O senador lembrou ainda que a atuação do médico veterinário vai muito além do cuidado clínico com os animais, envolvendo áreas estratégicas como inspeção sanitária, controle de zoonoses, produção de alimentos e saúde pública. A presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Ana Elisa Almeida, destacou a atuação constante de Wellington Fagundes em defesa da categoria. — O senador Wellington sempre foi um parceiro da medicina veterinária, especialmente por conhecer a realidade do setor e compreender a importância dos profissionais para a saúde pública, o agronegócio e a proteção animal. Essa aprovação representa uma vitória construída com diálogo e compromisso com a categoria — declarou.
Duas pessoas ficam presas às ferragens após acidente entre carretas na MT-358
Colisão entre carreta cegonha e bitrem mobilizou bombeiros por cerca de uma hora em Tangará da Serra Um grave acidente envolvendo duas carretas deixou duas pessoas presas às ferragens na tarde desta segunda-feira (18), na rodovia MT-358, em Tangará da Serra. O resgate mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, que atuaram por aproximadamente uma hora para retirar as vítimas da cabine de uma carreta cegonha tombada às margens da pista. De acordo com informações repassadas pelos bombeiros, a colisão ocorreu após o motorista da carreta cegonha tentar realizar uma ultrapassagem e perder o controle da direção, atingindo lateralmente uma carreta bitrem carregada com pó de brita. Com o impacto, os dois veículos saíram da rodovia e tombaram em um barranco. Na carreta cegonha estavam duas vítimas presas às ferragens. O motorista sofreu escoriações e ficou com as pernas presas na estrutura da cabine, permanecendo consciente durante todo o atendimento. Já o passageiro apresentava ferimentos mais graves, incluindo traumatismo craniano, e estava desorientado no momento do resgate. Para retirar as vítimas, os bombeiros precisaram estabilizar os veículos antes de iniciar o desencarceramento com ferramentas específicas de salvamento veicular. Após serem retirados, os dois homens receberam atendimento médico no local e foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tangará da Serra. O motorista da carreta bitrem não se feriu. Ele conseguiu sair do veículo sozinho e recusou atendimento médico. A ocorrência também contou com apoio do Samu e da equipe de atendimento pré-hospitalar da concessionária responsável pela rodovia.
Líder de esquema milionário de fraude bancária é alvo da Polícia Civil em Mato Grosso
Em Mato Grosso, os trabalhos são conduzidos pela equipe da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), sendo cumpridos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão domiciliar contra uma mulher, principal alvo da operação, apontada como líder do grupo criminoso. Durante as buscas na residência, foram apreendidos 10 quilos de entorpecentes, tipo skunk (supermaconha), embaladas a vácuo, em posse do marido da investigada, sendo o suspeito preso em flagrante por tráfico de drogas. Modo de atuação Segundo as investigações, o grupo criminoso utilizava um elaborado esquema de golpe bancário, mediante a criação de um site falso do banco digital, impulsionado por anúncios pagos no Google. Quando a vítima pesquisava pelo banco digital na internet, o link fraudulento aparecia entre os primeiros resultados patrocinados, induzindo o usuário a acreditar que estava acessando a plataforma oficial do banco. Ao acessar a página clonada, a vítima inseria seus dados bancários e validava um QR Code, acreditando tratar-se de procedimento legítimo de verificação de login. Nesse momento, os criminosos capturavam as credenciais de acesso em tempo real e assumiam a conta bancária da vítima, técnica conhecida como “session hijack” (sequestro de sessão), passando a realizar transferências Pix fraudulentas para contas de terceiros utilizadas como “mulas financeiras”. Investigação As investigações da polícia apontaram que o grupo possuía estrutura organizada e divisão de funções, com um núcleo técnico responsável pela criação dos sites falsos e captura das credenciais; núcleo financeiro encarregado das contas de passagem e dispersão dos valores; e núcleo patrimonial voltado à lavagem de dinheiro por meio de empresas de fachada e utilização de familiares e terceiros. Até o momento, foram identificadas ao menos 19 vítimas, incluindo casos registrados no Estado de Goiás, com prejuízo inicialmente apurado em aproximadamente R$ 118 mil. Entretanto, as análises financeiras revelaram movimentações suspeitas superiores a R$ 4,8 milhões, apontando fortes indícios de lavagem de capitais e ocultação patrimonial. As investigações também identificaram dispositivos eletrônicos e conexões de internet utilizados para acessar diversas contas fraudadas, além de movimentações financeiras vinculadas a pagamentos para Google Ads, hospedagem de sites e empresas intermediadoras internacionais, evidenciando a operacionalização contínua do esquema criminoso. Segundo o delegado titular da DRCI, Sued Dias Junior, o uso de anúncios patrocinados em mecanismos de busca tornou-se uma das principais estratégias empregadas por organizações criminosas especializadas em fraude eletrônica. “A população deve estar atenta a esse tipo de fraude, evitando acessar instituições financeiras por links patrocinados; conferir cuidadosamente o endereço eletrônico do site; desconfiar de links enviados por SMS ou WhatsApp; utilizar autenticação em dois fatores; e jamais validar QR Codes sem absoluta certeza da origem da operação”, explicou o delegado. As investigações prosseguem com a análise do material apreendido e o rastreamento do fluxo financeiro da organização criminosa. Operação Pharus A participação na operação integra os trabalhos do planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para o ano de 2026, por meio da Operação Pharus, dentro do Programa Tolerância Zero, voltado ao combate às facções criminosas em todo o Estado.
Mato Grosso é homenageado no Senado por avanço histórico na alfabetização infantil
Estado alcançou 75% das crianças alfabetizadas na idade certa em 2025 e recebeu reconhecimento nacional pelos resultados e redução das desigualdades educacionais O Governo de Mato Grosso foi homenageado nesta segunda-feira (18), em sessão especial no Senado Federal, em Brasília, com a “Comenda Governadores pela Alfabetização das Crianças na Idade Certa”. O reconhecimento destaca os avanços do Estado na alfabetização infantil e nas políticas de redução das desigualdades de aprendizagem. Com índice de 75% das crianças alfabetizadas na idade correta em 2025, Mato Grosso recebeu a premiação pela segunda vez. O resultado coloca o Estado acima da meta prevista no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada para os próximos anos. Representando o governador Otaviano Pivetta na cerimônia, o secretário do Escritório de Representação de Mato Grosso em Brasília, Juliano Manzeppi, destacou que o reconhecimento é fruto de um trabalho conjunto entre Estado e municípios. Segundo ele, o prêmio também pertence aos profissionais da educação, gestores escolares e prefeitos que contribuíram diretamente para os avanços registrados nos últimos anos. Além de Mato Grosso, Ceará, Paraíba, Piauí e Espírito Santo também receberam a honraria. A comenda é promovida pelo Senado Federal em parceria com o Ministério da Educação (MEC), Inep, Unicef, Fundação Roberto Marinho e outras instituições ligadas à educação. A avaliação considera critérios técnicos relacionados à alfabetização, equidade, formação de professores e colaboração entre Estado e municípios. Durante a premiação, o Senado destacou a evolução do Índice Criança Alfabetizada (ICA) em Mato Grosso, que saltou de 61% para 75% em apenas um ano. O Estado também apresentou resultados positivos nos indicadores de equidade racial e socioeconômica, além de alcançar pontuação máxima na formação continuada de professores e gestores. Outro destaque foi o engajamento dos municípios nas políticas educacionais, incluindo os critérios adotados para distribuição do ICMS e a taxa de escolarização líquida de 90,6%. Dados da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) apontam crescimento contínuo no índice de alfabetização nos últimos anos. Em 2021, o percentual era de 22%; passou para 42% em 2022, chegou a 56% em 2023, atingiu 61% em 2024 e alcançou 75% em 2025. Entre as ações apontadas como fundamentais para os resultados está o programa Alfabetiza MT, implantado como política estadual em 2021. A iniciativa reúne formação continuada, distribuição de materiais pedagógicos, avaliações formativas e estratégias de recomposição da aprendizagem. Dos 135 municípios que aderiram inicialmente ao programa, 77 conquistaram o Selo Ouro, 52 receberam o Selo Prata e seis foram reconhecidos com o Selo Bronze. Neste ano, os 142 municípios mato-grossenses passaram a integrar oficialmente a política estadual de alfabetização.
Max Russi garante emenda no orçamento anual para criar o Distrito Industrial em Santo Antônio de Leverger
Presidente da Assembleia Legislativa se compromete a inserir emenda orçamentária conjunta para viabilizar o projeto e impulsionar a industrialização na Baixada Cuiabana Com o objetivo de colocar Santo Antônio de Leverger nos trilhos da industrialização, o deputado Max Russi (Podemos), presidente da Assembleia Legislativa, participou nesta segunda-feira (18) de uma reunião na Associação das Empresas do Distrito Industrial de Cuiabá (AEDIC). O encontro debateu a proposta de instalação do Distrito Industrial do município, aproveitando a janela de oportunidade gerada pela chegada da Ferrovia Estadual Senador Vuolo à Capital, o que deve fortalecer o corredor de desenvolvimento econômico da região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá. A iniciativa partiu da Prefeitura de Santo Antônio de Leverger, sob a gestão da prefeita Francieli Magalhães (Podemos), e reuniu a Parlamento Estadual, a AEDIC, o Fórum Pró-Ferrovia, empresários. Diante do projeto, que prevê uma área inicial próxima à rodovia, Russi anunciou o compromisso de apresentar uma emenda conjunta à Lei Orçamentária Anual (LOA), ao lado do deputado Wilson Santos (PSD) e de outros parlamentares, para assegurar o aporte de recursos necessários para os investimentos no local. Para o presidente da Casa Leis, o município vive um momento decisivo e precisa aproveitar o gancho do modal ferroviário para consolidar sua virada de chave econômica. Ele destacou que a união de forças entre a classe política e o setor produtivo é fundamental para atrair indústrias, gerar empregos e dotar a cidade da infraestrutura necessária para acompanhar o crescimento do estado. “Essa é a grande oportunidade para Santo Antônio de Leverger criar o seu Distrito Industrial. Se não agarrarmos essa chance agora, talvez demore muitas décadas para surgir outra igual. A Assembleia Legislativa está pronta para ajudar. Vamos colocar uma emenda conjunta no orçamento deste ano para garantir os recursos que o município precisa para dar esse salto de desenvolvimento”, afirmou Max Russi. A prefeita Francieli ressaltou a importância do diálogo para criar essa nova perspectiva para a cidade. “Estamos pleiteando o Distrito Industrial para colocar Santo Antônio definitivamente na rota do desenvolvimento da Baixada Cuiabana. Essa união com a Assembleia Legislativa, por meio do deputado Max Russi e do deputado Wilson Santos, é o que vai garantir os recursos necessários no orçamento para tirarmos esse projeto do papel e mudar o futuro do nosso município”, afirmou. Também participaram da agenda o presidente da Câmara Municipal, Rafael Lima (PSB), o presidente do Fórum Pró-Ferrovia, Francisco Vuolo, e o presidente da AEDIC, Francisco Kennedy.
Guerra nos bastidores esquenta disputa ao Paiaguás e fortalece novo cenário político em Mato Grosso
Por: Alex Rabelo — jornalista e analista político | MT Urgente News A eleição de 2026 para o Governo de Mato Grosso já começou nos bastidores… e o clima é de guerra silenciosa entre os maiores grupos políticos do estado. PL, União Brasil e Podemos surgem hoje como os três principais pilares capazes de construir o próximo governador de Mato Grosso. São partidos que concentram prefeitos, deputados, senadores, lideranças regionais, estrutura política e influência direta nos maiores colégios eleitorais do estado. Mas o que era para ser demonstração de força começa a revelar divisões internas, disputas de vaidade e articulações que podem mudar completamente o rumo da sucessão estadual. O PL chega como uma potência eleitoral. A sigla conquistou as principais prefeituras do estado, elegendo gestores em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop, fortalecendo o projeto da direita em Mato Grosso. Além disso, o senador Wellington Fagundes aparece liderando pesquisas para o Governo do Estado, impulsionado pelo apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, da executiva nacional do PL e do presidente nacional da sigla, Valdemar Costa Neto. Mas, apesar da liderança nas pesquisas, o partido ainda está longe de demonstrar união interna para uma disputa majoritária. Nos corredores da política, durante meses, muitos apostavam que Wellington poderia até recuar da disputa. A leitura de bastidor era de que o grupo ligado ao governador Mauro Mendes articulava fortemente para enfraquecer o projeto do senador antes mesmo do início oficial da campanha. Só que o cenário começou a mudar rapidamente. O que se viu nas últimas semanas foi justamente o contrário: Wellington fortaleceu seu grupo político, acelerou agendas, intensificou visitas ao interior, reorganizou sua equipe e começou a mostrar que entrou definitivamente no ritmo da corrida ao Palácio Paiaguás. E quem já vinha em velocidade alta… agora começou a acelerar ainda mais. Outro movimento que chamou atenção foi a chegada em Cuiabá do jornalista e publicitário João Maria de Medeiros, marqueteiro responsável pelas campanhas vitoriosas de Blairo Maggi ao Governo de Mato Grosso em 2002 e na reeleição de 2006. A presença do estrategista no núcleo político de Wellington foi interpretada nos bastidores como um sinal claro de fortalecimento e profissionalização da pré-campanha. Mas enquanto Wellington cresce para fora, o PL ainda enfrenta turbulências internas. O que deveria ser um movimento de fortalecimento coletivo do partido acabou gerando desconforto entre lideranças da própria sigla. Prefeitos recém-eleitos, que eram esperados para ajudar candidatos do grupo, começaram a lançar esposas e familiares para disputar vagas proporcionais, aumentando o clima de disputa entre pré-candidatos a deputado estadual. O partido tem hoje um nome competitivo ao Governo… mas ainda não conseguiu alinhar totalmente seus interesses internos. E muitos analistas já fazem uma pergunta nos bastidores: “Se mesmo dividido Wellington lidera as pesquisas… imagine se o grupo estivesse totalmente alinhado?” outro lado, o União Brasil também vive dias de tensão. O partido possui uma das maiores estruturas políticas do estado, com o ex-governador Mauro Mendes, deputados, prefeitos, senador Jayme Campos e forte influência administrativa. Porém, o que era para ser estabilidade virou confronto interno. O senador Jayme Campos trabalha fortemente para viabilizar sua candidatura ao Governo do Estado e acredita que seu nome passará pela convenção partidária para representar o União Brasil na disputa majoritária. Enquanto isso, Mauro Mendes, que já articula seu projeto ao Senado, deixou claro que seu apoio para o Governo do Estado é ao vice-governador Otaviano Pivetta, do Republicanos. E esse movimento começou a gerar desconforto dentro do próprio grupo governista. Muitos integrantes do União Brasil entendem que ter candidatura própria ao Governo fortalece diretamente a chapa proporcional e ajuda na construção de uma bancada estadual maior. Hoje, os números de bastidor começam a preocupar lideranças do partido. A avaliação interna é que o União Brasil pode eleger apenas dois deputados estaduais, mesmo tendo atualmente nomes de peso como Júlio Campos, Pastor Sebastião Rezende e Dilmar Dal Bosco. O cenário ficou ainda mais delicado após a saída de Eduardo Botelho para o MDB, partido liderado politicamente por Janaina Riva, uma das principais vozes de oposição ao grupo de Mauro Mendes dentro da Assembleia Legislativa. Nos bastidores, muitos já enxergam esse momento como um dos mais frágeis da história recente do União Brasil em Mato Grosso. Mesmo com o esforço do líder do governo, Dilmar Dal Bosco, tentando construir pacificação interna, o partido ainda não conseguiu encontrar unidade. E a conta dessa divisão pode ser pesada. Deputados atualmente no mandato podem acabar ficando fora da próxima legislatura. Entre os nomes mais citados nos bastidores estão Júlio Campos e Pastor Sebastião Rezende. No caso de Sebastião, outro fator passou a preocupar aliados: o distanciamento de parte da base ligada às igrejas Madureira, que historicamente caminhavam ao lado do deputado. Agora, lideranças religiosas começam a construir o projeto do pastor Bira da Econômica, de Primavera do Leste, nome que pode tirar uma fatia importante do eleitorado conservador e evangélico. Enquanto isso, Mauro Mendes segue colocando boa parte da máquina governamental, aliados estratégicos e lideranças políticas alinhadas ao projeto de Pivetta. Resultado: o grupo governista começa a enfrentar um dos maiores riscos de qualquer eleição — a fragmentação. Analistas avaliam que uma divisão entre Jayme Campos e Pivetta pode enfraquecer ambos os lados e abrir espaço para crescimento de adversários. E é justamente nesse ambiente turbulento que surge o crescimento silencioso do Podemos. Enquanto PL e União Brasil vivem conflitos internos, o partido comandado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi, cresce de forma organizada, estruturada e sem grandes desgastes públicos. Nos bastidores, prefeitos e lideranças do interior passaram a enxergar em Max Russi um nome leve, conciliador, de baixa rejeição e com capacidade de diálogo entre diferentes grupos políticos. Hoje, muitos já enxergam o presidente da Assembleia como uma possível alternativa de equilíbrio para uma eleição marcada por guerras políticas antecipadas. A avaliação nos corredores do poder é simples: Max Russi consegue conversar com grupos que hoje não conseguem mais sentar na mesma mesa. E isso ficou evidente no ato de filiação do Podemos, quando Max
Max Russi reúne pré-candidatos do Podemos em dois dias de formação política em Cuiabá
O evento acontece na Sala José Alberto, na CDL Cuiabá, no centro, e reúne lideranças políticas, especialistas em comunicação, estratégia eleitoral, inteligência artificial e formação de chapa. A Fundação Juntos Podemos promove nesta segunda e terça-feira (18 e 19), em Cuiabá, a “Oficina da Vitória 2026”. O encontro estratégico prepara pré-candidatos a deputado estadual e deputado federal do Podemos para as eleições de 2026. O evento acontece na Sala José Alberto, na CDL Cuiabá, no centro, e reúne lideranças políticas, especialistas em comunicação, estratégia eleitoral, inteligência artificial e formação de chapa. O presidente estadual do Podemos, deputado Max Russi, destaca a importância da preparação antecipada para o próximo pleito. Segundo ele, o projeto fortalece a competitividade das chapas e amplia a presença territorial do partido em Mato Grosso. Formação política e estratégia eleitoral A programação foi dividida em dois momentos. Na segunda-feira, apenas pré-candidatos e lideranças políticas participam das atividades. Durante o dia, os participantes recebem mentorias individuais, análises estratégicas e atendimentos técnicos voltados à construção das futuras campanhas eleitorais. Já na terça-feira, o evento abre espaço para o público. A programação inclui palestras, debates e apresentações sobre cenário político, inovação, comunicação digital e mobilização partidária. Para se inscrever é preciso acessar fundacaojuntospodemos.org lém disso, especialistas nacionais ligados ao Podemos participam das atividades. Entre os convidados estão o secretário nacional de Comunicação do partido, Bruno Valente; o especialista em relações governamentais Rodrigo Rara; e o advogado e pesquisador Ricardo Calciolari. De acordo com Max, a Oficina da Vitória 2026 utiliza dados, tecnologia e inteligência artificial como ferramentas para fortalecer as chapas proporcionais do partido. O parlamentar afirma que a proposta oferece aos participantes instrumentos práticos para desenvolver narrativa política, posicionamento eleitoral e planejamento territorial. “Queremos que cada participante saia do encontro com um diagnóstico político individualizado e um plano inicial estruturado para a pré-campanha”, afirmou o parlamentar