Intervenção na Barão de Melgaço altera itinerários de ônibus e exige atenção redobrada de motoristas A Rua Barão de Melgaço, no Centro de Cuiabá, passa por interdição total em um trecho estratégico a partir desta segunda-feira (11), provocando mudanças no tráfego e no transporte coletivo da região. O bloqueio ocorre entre a Praça Rachid Jaudy e a Avenida Generoso Ponce e deve seguir até o dia 16 de maio. A medida foi adotada para viabilizar obras de drenagem pluvial executadas pela concessionária Águas Cuiabá, como parte de um conjunto de melhorias na infraestrutura urbana da capital. Durante o período, linhas de ônibus que normalmente circulam pelo trecho interditado terão o percurso alterado, passando pela Avenida Getúlio Vargas, com acesso posterior à Avenida Presidente Marques antes de retomar o trajeto pela Avenida Generoso Ponce. Para os motoristas de veículos de passeio, o acesso à Rua Barão de Melgaço será permitido apenas até a altura da Praça Rachid Jaudy. A partir desse ponto, o bloqueio será sinalizado e o retorno orientado pela Rua Comandante Costa. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública orienta a população a redobrar a atenção à sinalização provisória e a planejar os deslocamentos com antecedência, a fim de minimizar transtornos. A intervenção tem como objetivo melhorar o sistema de drenagem da região central, reduzindo os impactos das chuvas e contribuindo para a segurança viária.
Operação Lei Seca prende 19 motoristas e remove mais de 100 veículos em Mato Grosso
Fiscalizações em Cuiabá e Alta Floresta intensificam combate à embriaguez ao volante e revelam alto número de infrações As ações da Operação Lei Seca realizadas no último fim de semana (9 e 10 de maio) resultaram na prisão de 19 motoristas por embriaguez ao volante, além da remoção de 101 veículos nos municípios de Cuiabá e Alta Floresta. De acordo com o balanço do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), 371 veículos foram abordados durante as fiscalizações, com a aplicação de 383 testes de alcoolemia. As prisões ocorreram após os condutores apresentarem índice superior a 0,33 miligrama de álcool por litro de ar expelido, limite que configura crime de trânsito. Ao todo, foram registrados 201 Autos de Infração de Trânsito (AIT). Entre as principais irregularidades identificadas estão a condução sob efeito de álcool, recusa ao teste do bafômetro, falta de habilitação e problemas na documentação dos veículos. Das abordagens realizadas, 129 veículos foram autuados, sendo que 101 acabaram removidos — entre eles 76 carros e 25 motocicletas. Na capital, as equipes concentraram as ações nos bairros Santa Cruz, Jardim dos Pássaros e Araés. Já em Alta Floresta, as fiscalizações também ocorreram em pontos estratégicos do município. A Operação Lei Seca é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada, ligado à Secretaria de Estado de Segurança Pública, e conta com a atuação conjunta de diferentes forças de segurança e fiscalização, reforçando o enfrentamento à combinação de álcool e direção nas vias urbanas.
Nova ponte entre Cuiabá e Várzea Grande avança e promete desafogar trânsito na região metropolitana
Estrutura de R$ 28,9 milhões será construída na região do Pari e criará mais uma alternativa de travessia sobre o Rio Cuiabá O Governo de Mato Grosso deu mais um passo para ampliar a mobilidade urbana na região metropolitana ao publicar o edital de licitação para a construção de uma nova ponte sobre o Rio Cuiabá. A estrutura fará a ligação entre bairros estratégicos das duas cidades, conectando Santa Rosa, em Cuiabá, ao Mirante do Pari, em Várzea Grande. Orçada em R$ 28,9 milhões, a ponte terá 183 metros de extensão e deve reforçar a infraestrutura viária entre os dois municípios, que concentram grande fluxo diário de veículos. O processo licitatório está marcado para o dia 22 de maio e será conduzido por meio do sistema eletrônico do Estado. Além da construção da ponte, o projeto prevê uma segunda etapa, que contemplará a implantação dos acessos viários. Essa fase deve incluir mais de três quilômetros de vias, fundamentais para garantir a integração eficiente da nova ligação com a malha urbana existente. A iniciativa acompanha o crescimento acelerado da região e busca oferecer alternativas para reduzir congestionamentos, principalmente nos horários de pico. Com a nova travessia, Cuiabá e Várzea Grande passarão a contar com oito pontos de ligação, ampliando as opções para moradores e trabalhadores que se deslocam diariamente entre as cidades. Nos últimos anos, o governo estadual tem investido na ampliação dessas conexões. Entre as obras já entregues ou em andamento estão a ponte Sarita Baracat e a estrutura do Rodoanel. Outra intervenção importante foi a duplicação da ponte Juscelino Kubitschek, na Rodovia dos Imigrantes, realizada em parceria com a concessionária responsável pela via. A nova ponte na região do Pari surge como mais um eixo estratégico para melhorar a fluidez do trânsito e acompanhar a expansão urbana, fortalecendo a integração entre as duas principais cidades de Mato Grosso.
Ação emergencial leva alimento e cobertores a vulneráveis em Cuiabá e Várzea Grande
Setasc intensifica assistência social durante período de frio e amplia atendimento a pessoas em situação de rua Em resposta às baixas temperaturas registradas nos últimos dias, a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) realizou, neste domingo (10), uma ação emergencial de apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade social em Cuiabá e Várzea Grande. Ao todo, foram distribuídas 200 marmitas e 200 cobertores, com foco principalmente na população em situação de rua e famílias em maior risco social. A iniciativa integra um conjunto de políticas públicas desenvolvidas de forma contínua pela pasta, mas que ganham reforço em períodos de frio intenso. Equipes percorreram diversos pontos das duas cidades para garantir não apenas alimentação, mas também proteção térmica àqueles que enfrentam dificuldades agravadas pelas condições climáticas. O secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, acompanhou a mobilização e destacou que a orientação do Governo do Estado é ampliar o alcance das ações sociais neste período, priorizando o acolhimento e o atendimento às pessoas mais vulneráveis. Segundo ele, o trabalho da assistência social é permanente e está presente em todos os municípios de Mato Grosso. A distribuição de cobertores, por exemplo, ocorre ao longo do ano, sendo realizada pelas prefeituras por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que identificam e atendem as demandas locais. Além da ação pontual deste fim de semana, a Setasc deve manter a distribuição de marmitas e intensificar a entrega de cobertores enquanto persistirem as baixas temperaturas, ampliando o suporte às populações em situação de vulnerabilidade em diferentes regiões do estado.
Coronel César Roveri deve disputar vaga na Câmara Federal após filiação ao Podemos
Anúncio foi feito por Mauro Mendes e Max Russi; ex-secretário de Segurança se prepara para entrar na política partidária O ex-secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, coronel César Roveri, deve ingressar oficialmente na política partidária com a filiação ao Podemos. O anúncio foi feito neste sábado (9) pelo ex-governador Mauro Mendes (União Brasil) e pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Max Russi, que também comanda a sigla no Estado. A movimentação já projeta Roveri como pré-candidato a deputado federal nas eleições de outubro, quando estarão em disputa oito vagas de Mato Grosso na Câmara dos Deputados. A confirmação foi divulgada nas redes sociais de Russi e recebeu o aval de Mendes, que destacou o nome do coronel como uma opção competitiva no cenário político estadual. Embora a data oficial de filiação ainda não tenha sido definida, a expectativa é de que o ato seja anunciado nos próximos dias. Por ser militar, Roveri possui regras específicas quanto ao prazo de filiação partidária, podendo se desincompatibilizar em período diferente do exigido para civis. Durante o anúncio, Mauro Mendes afirmou ver com entusiasmo a entrada do ex-secretário na disputa eleitoral. Segundo ele, Roveri reúne qualidades que podem contribuir com a representação de Mato Grosso no Congresso Nacional, especialmente pela experiência acumulada na área de segurança pública. A articulação fortalece o Podemos no Estado e amplia o leque de nomes com potencial eleitoral para a disputa proporcional, em um cenário que deve ser marcado por forte concorrência.
Projeto da Unemat impulsiona cultivo de flores tropicais e gera nova fonte de renda para agricultores Linha fina:
Iniciativa alia ensino prático, pesquisa e extensão para fortalecer a agricultura familiar em Tangará da Serra Um projeto de extensão desenvolvido pela Universidade do Estado de Mato Grosso, no campus de Tangará da Serra, tem transformado a produção de flores tropicais em uma alternativa viável de geração de renda para pequenos produtores rurais. A iniciativa une estudantes, profissionais e agricultores em atividades práticas que vão desde o preparo do solo até a comercialização das espécies. No campo experimental, são cultivadas variedades como bastão-do-imperador, alpínia e helicônia, utilizadas como base para o ensino de técnicas essenciais, incluindo produção de mudas, manejo e colheita. O projeto, intitulado Unidades Demonstrativas de Flores Tropicais: Canal de Transferência de Tecnologias e Fortalecimento da Agricultura Familiar no Estado de Mato Grosso, é coordenado pela professora e doutora em Botânica, Celice Alexandre Silva, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além de promover aprendizado técnico, a iniciativa também desperta o olhar científico dos estudantes. A acadêmica Yasmim Coelho, do segundo semestre de Agronomia, relata que a experiência em campo tem contribuído para ampliar seus conhecimentos, especialmente na observação de polinizadores e no desenvolvimento das plantas. Já a estudante Geisiane Nogueira, do quarto semestre, destaca a importância das atividades práticas para consolidar o conteúdo teórico aprendido em sala de aula. Com foco no fortalecimento da agricultura familiar, o projeto também realiza visitas a propriedades rurais para identificar produtores com potencial para investir na floricultura. Segundo a coordenadora, o objetivo é oferecer suporte completo, com orientações técnicas que vão do plantio à pós-colheita, garantindo mais segurança para quem deseja diversificar a produção. Outro ponto destacado é a viabilidade da atividade. A floricultura tropical não exige grandes áreas nem mecanização intensiva, além de apresentar diversidade de espécies que podem ser utilizadas tanto para comercialização quanto para paisagismo. A parceria com o poder público também reforça os resultados. O engenheiro agrônomo Eder Richardson ressalta que a colaboração com a universidade contribui para a produção de conhecimento técnico e a disseminação de informações aos produtores, ampliando o alcance das ações. Com 14 anos de atuação, o projeto envolve atualmente estudantes de graduação, pós-graduação, professores, técnicos e produtores rurais de diferentes áreas do conhecimento. Durante as atividades, são distribuídos materiais informativos, como cartilhas, que auxiliam na aplicação prática das técnicas no dia a dia no campo, consolidando a proposta de integração entre ensino, pesquisa e extensão.
Frente fria derruba temperaturas e muda cenário climático em Cuiabá e Chapada no fim de semana
Dia das Mães deve ter mínima abaixo de 20°C e possibilidade de chuva isolada; segunda-feira será ainda mais fria na Capital O fim de semana em Cuiabá e Chapada dos Guimarães será marcado por uma mudança significativa no clima, com a chegada de uma frente fria que provoca queda acentuada nas temperaturas e aumento da umidade. Após semanas de calor intenso, os moradores devem sentir um cenário mais ameno, com céu nublado e possibilidade de pancadas de chuva isoladas. Neste sábado (9), o dia começou com maior presença de nuvens e tendência de redução gradual do calor ao longo das horas. Mesmo com momentos de variação no céu, a temperatura ainda apresenta amplitude, podendo atingir máximas elevadas durante a tarde, antes de cair no período da noite. A mudança mais perceptível ocorre no domingo (10), quando o Dia das Mães será acompanhado por um clima mais fresco e atípico para a região. Apesar da presença do sol em alguns momentos, o céu deve permanecer com muitas nuvens, e os termômetros registram queda expressiva, com mínima na casa dos 16°C e máxima mais contida, sem ultrapassar os 21°C. Na segunda-feira (11), o frio ganha ainda mais intensidade em Cuiabá. A previsão indica amanhecer com temperaturas mais baixas do período, chegando a cerca de 14°C. Ao longo do dia, o clima segue ameno, com máxima prevista de 23°C e aumento da nebulosidade, principalmente no período da noite. A combinação de temperaturas mais baixas e maior umidade reforça a possibilidade de chuvas rápidas e isoladas, típicas de transições climáticas, exigindo atenção da população tanto para mudanças bruscas no tempo quanto para os cuidados com a saúde diante da queda térmica.
Polícia Militar de MT apreende mais de 5 toneladas de drogas em 2026
Aumento nas prisões por tráfico e grandes operações reforçam o combate às facções criminosas em todo o Estado A Polícia Militar de Mato Grosso retirou de circulação mais de 5,2 toneladas de entorpecentes entre janeiro e os primeiros dias de maio de 2026, resultado de ações realizadas em todo o território estadual. Os dados, consolidados a partir dos 15 Comandos Regionais, evidenciam o avanço das operações de repressão ao tráfico e o fortalecimento da atuação integrada das forças de segurança. No mesmo período, 1.580 pessoas foram conduzidas por envolvimento com tráfico e associação para o tráfico de drogas, número que representa crescimento de 26,2% em relação ao ano passado, quando 1.252 suspeitos haviam sido detidos. O aumento reflete a intensificação das abordagens, investigações e cumprimento de denúncias. Entre as substâncias apreendidas, a maior quantidade corresponde à maconha, com cerca de 1,8 tonelada. Em seguida aparecem a pasta base de cocaína, com 1,7 tonelada, e o skank — conhecido como supermaconha — que soma mais de 1,1 tonelada. Também foram retirados de circulação mais de meia tonelada de cocaína, além de pequenas quantidades de crack e haxixe. Algumas ocorrências se destacam pelo volume e pela forma de transporte dos entorpecentes. Em janeiro, na cidade de Itaúba, uma carreta que trafegava pela BR-163 foi interceptada com centenas de tabletes de drogas. Já em março, em Ribeirão Cascalheira, quatro pessoas foram presas com mais de 300 quilos de entorpecentes. Em abril, em Pontes e Lacerda, outro carregamento significativo foi apreendido durante abordagem a um veículo. Somente na primeira semana de maio, as equipes apreenderam quase meia tonelada de drogas em diferentes regiões. Em Pedra Preta, uma ação conjunta entre Polícia Militar, Bope e Polícia Federal resultou na apreensão de 250 quilos de cocaína escondidos em uma carga adulterada. Já em Rondonópolis, a Força Tática localizou mais de 100 quilos de entorpecentes após trabalho de inteligência. Outras apreensões relevantes ocorreram em municípios do norte do Estado e na região metropolitana. De acordo com o comando da corporação, os resultados são fruto do trabalho integrado entre unidades operacionais, setores de inteligência e forças estaduais e federais. A estratégia tem como foco enfraquecer a atuação de facções criminosas e ampliar a sensação de segurança da população, com ações cada vez mais rápidas e coordenadas no enfrentamento ao tráfico de drogas.
Mutirão leva cidadania e serviços gratuitos à população de Cuiabá neste sábado (09)
Ação da Setasc reúne emissão de documentos, orientações sociais e atendimentos do Procon em um só local A população de Cuiabá terá acesso a uma série de serviços gratuitos neste sábado (9), durante mais uma edição do Mutirão da Cidadania promovido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania. A iniciativa será realizada das 9h às 12h, na Escola Estadual Senador Azeredo, localizada no bairro Porto. O mutirão concentra, em um único espaço, atendimentos essenciais voltados à inclusão social e ao acesso à documentação. Entre os serviços ofertados estão a emissão de segunda via de certidões, produção de fotos 3×4 e plastificação de documentos, facilitando a regularização civil de quem precisa. Além disso, equipes técnicas estarão disponíveis para prestar orientações sobre programas sociais, políticas habitacionais e direitos humanos. O evento também contará com atendimento do Procon estadual, auxiliando consumidores com dúvidas e demandas relacionadas a relações de consumo. Outro destaque é a presença da Van Rosa, que atua no suporte às ações do programa SER Família Mulher, oferecendo acolhimento e informações voltadas à proteção e aos direitos das mulheres. Também será possível solicitar a Carteira de Identificação do Autista e a Carteira de Identificação da Pessoa com Doença Celíaca, documentos importantes para garantir acesso a direitos e atendimento prioritário. A ação reforça o compromisso do Estado em ampliar o acesso da população a serviços básicos, especialmente para quem enfrenta dificuldades em buscar atendimento em dias úteis.
Carga ligada a facção criminosa é apreendida em duas cidades de MT; três pessoas são detidas
Policiais militares do 14º Comando Regional realizaram, nesta quinta-feira (7), duas apreensões de grande volume de mercadorias suspeitas de ligação com facção criminosa nos municípios de Lucas do Rio Verde e Nova Mutum. Ao todo, três pessoas foram detidas durante as ações. A primeira ocorrência foi registrada em Lucas do Rio Verde, após denúncia sobre um caminhão que trafegava pela BR-163 transportando produtos possivelmente destinados a integrantes de organização criminosa. Durante a abordagem, o motorista apresentou versões inconsistentes sobre o destino da carga, afirmando inicialmente que seguiria para Sinop, embora um dos documentos indicasse entrega no próprio município. Os policiais também identificaram irregularidades nas notas fiscais e constataram que os produtos transportados não correspondiam à documentação apresentada. No veículo, foram encontrados cerca de 520 fardos contendo itens de cesta básica e produtos de limpeza, como arroz, feijão, açúcar, macarrão, óleo e materiais de higiene. O condutor foi preso em flagrante por receptação e encaminhado à delegacia. Já em Nova Mutum, a equipe policial recebeu informações sobre o descarregamento de grande quantidade de cestas básicas em uma residência supostamente utilizada por membros de facção. No local, uma mulher foi flagrada manuseando os produtos e demonstrou nervosismo durante a abordagem. Ela relatou que estaria armazenando e distribuindo as mercadorias sob ordens de terceiros. Durante buscas no imóvel, os policiais localizaram diversos alimentos, produtos de higiene e limpeza, além de porções de maconha. Um homem também foi detido no local. Os dois suspeitos foram conduzidos à delegacia, junto com todo o material apreendido. As ocorrências seguem sob investigação para apurar a origem e o destino das mercadorias, bem como a possível ligação com atividades criminosas na região.