O senador e pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, Wellington Fagundes (PL-MT), assinou nesta quinta-feira (28) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que cria a possibilidade de o trabalhador escolher entre permanecer no modelo tradicional da CLT ou aderir a um sistema mais flexível de jornada de trabalho, com pagamento proporcional às horas trabalhadas. A proposta foi apresentada pelo senador Rogério Marinho (PL-RN) e já reúne 36 assinaturas no Senado Federal. O texto foi encaminhado para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A PEC altera o artigo 7º da Constituição Federal e prevê que o trabalhador possa optar por um regime flexível, mantendo garantidos direitos como férias, 13º salário, FGTS e demais benefícios trabalhistas, de forma proporcional à carga horária escolhida. Segundo Wellington Fagundes, a proposta busca modernizar as relações de trabalho e dar mais liberdade para que cada trabalhador organize sua rotina de acordo com sua realidade. “A proposta garante liberdade de escolha ao trabalhador. Quem quiser permanecer no modelo tradicional da CLT continuará tendo esse direito assegurado. Mas quem desejar uma jornada mais flexível também poderá optar por um formato que se adapte melhor à sua realidade e às oportunidades do mercado de trabalho”, afirmou o senador. Pela proposta, o valor da hora trabalhada deverá respeitar um piso mínimo calculado com base no salário mínimo nacional ou no piso salarial da categoria, considerando a jornada máxima de 44 horas semanais. Wellington destacou ainda que muitas pessoas buscam atualmente mais autonomia para estudar, empreender ou conciliar outras atividades pessoais e profissionais. “Hoje muitas pessoas buscam mais autonomia para organizar sua rotina, estudar, empreender ou conciliar outras atividades. Essa PEC permite justamente essa liberdade, sem retirar direitos dos trabalhadores”, completou. A iniciativa surge paralelamente à PEC já aprovada na Câmara dos Deputados, que reduz a jornada semanal de trabalho de 44 para 40 horas e prevê dois dias de folga por semana. Enquanto a proposta aprovada na Câmara reduz a carga horária obrigatória, a PEC assinada por Wellington Fagundes aposta na flexibilização e na liberdade de escolha do trabalhador para definir sua jornada. Por: Alex Rabelo — jornalista e analista político | MT Urgente News
Trilha ecológica no Mãe Bonifácia celebra Dia do Meio Ambiente com imersão na flora mato-grossense
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) abriu inscrições para a Trilha Interpretativa de Flora, atividade especial que será realizada nos dias 6 e 7 de junho, no Parque Estadual Mãe Bonifácia, em Cuiabá. A programação integra as comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. Ao longo dos dois dias, serão promovidas oito trilhas guiadas, divididas entre os períodos da manhã de sábado e domingo. As saídas ocorrerão em intervalos de 30 minutos, entre 8h30 e 10h, com vagas limitadas por horário. A proposta é proporcionar aos participantes uma experiência de contato direto com a biodiversidade mato-grossense, despertando a atenção para a riqueza das espécies nativas presentes na unidade de conservação. Durante o percurso, os visitantes poderão conhecer características e curiosidades sobre cerca de 15 árvores típicas do Estado. Entre as espécies encontradas no parque estão Cumbaru, Bocaiúva, Cajueiro, Timbó, Aricá, Mandovi, Carandá e Aroeira, plantas que fazem parte do patrimônio natural do Cerrado mato-grossense. De acordo com a superintendente de Educação Ambiental e Atendimento ao Cidadão da Sema, Juliana Carvalho, a iniciativa busca ampliar a conexão da população com a natureza e incentivar um novo olhar sobre os espaços ambientais urbanos. Além de estimular a conscientização ambiental, a trilha pretende transformar o passeio no parque em uma experiência educativa e sensorial, aproximando os participantes da fauna e flora regionais por meio de atividades guiadas e observação da vegetação nativa.
PM lança megaoperação em Mato Grosso e reforça combate ao crime nas regiões centrais
A Polícia Militar de Mato Grosso iniciou, na manhã desta quinta-feira (28), a 5ª edição da Operação Centro Seguro e a 27ª edição da Operação Força Total, mobilizando efetivos em todas as regiões do Estado. Em Cuiabá, o lançamento oficial ocorreu na Praça da República, reunindo diversas unidades especializadas da corporação. As ações têm como foco intensificar o policiamento ostensivo, ampliar a presença das equipes em áreas estratégicas e reforçar a sensação de segurança para comerciantes, trabalhadores e pessoas que circulam nos centros urbanos. O trabalho também contempla abordagens, fiscalizações de veículos, cumprimento de denúncias e combate direto a crimes como furtos, roubos, tráfico de drogas e atividades ligadas às facções criminosas. Segundo o comandante da 21ª Companhia Independente da Polícia Militar de Cuiabá, tenente-coronel Marcelo Moraes, a atuação contínua da PM já apresenta resultados positivos na Capital. Entre janeiro e abril deste ano, a região central registrou redução de 73% nos casos de roubo em comparação ao mesmo período de 2025. O oficial destacou que o resultado é reflexo do planejamento operacional, da presença permanente das equipes nas ruas e da aproximação da Polícia Militar com comerciantes e moradores da região central. A Operação Centro Seguro seguirá até o próximo dia 3 de junho. Já a Operação Força Total ocorre simultaneamente em todo o território nacional durante 24 horas, com apoio do Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares. A iniciativa integra uma mobilização nacional de enfrentamento à criminalidade e fortalecimento das ações preventivas. A subchefe do Estado-Maior da PMMT, coronel Grasielle Paes, ressaltou que as operações fazem parte das estratégias do programa Tolerância Zero, desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso, e reforçam o compromisso da instituição com a segurança pública em todo o Estado. O policiamento conta com reforço de equipes dos 15 Comandos Regionais, Cavalaria, Rotam, Bope, Batalhão de Trânsito, Batalhão Ambiental, Força Tática, Raio e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), ampliando a capacidade de resposta e monitoramento em diferentes regiões mato-grossenses.
Polícia Civil incinera 74 quilos de drogas apreendidas em operações na região de Barra do Garças
Entre os entorpecentes destruídos estão cocaína, maconha e skank; ação ocorreu com autorização judicial e acompanhamento de órgãos fiscalizadores A Polícia Civil de Mato Grosso realizou, na manhã desta quinta-feira (28), a incineração de aproximadamente 74 quilos de entorpecentes apreendidos em ações policiais realizadas em Barra do Garças e municípios da região. A destruição das drogas foi conduzida pela 2ª Delegacia de Polícia do município, com acompanhamento da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e da Vigilância Sanitária. Entre os materiais destruídos estavam 62 quilos de cocaína, além de seis quilos de maconha e outros seis quilos de skank, droga conhecida popularmente como “supermaconha” devido ao alto teor de concentração de substâncias psicoativas. Os entorpecentes são resultado de apreensões feitas em operações e procedimentos investigativos conduzidos pelas forças de segurança pública ao longo dos últimos meses na região. A incineração ocorreu em local apropriado para esse tipo de procedimento e seguiu todas as exigências legais e sanitárias previstas na legislação. A destruição dos materiais ilícitos foi autorizada pelo Poder Judiciário após os trâmites necessários relacionados à cadeia de custódia das apreensões. Segundo a Polícia Civil, a medida representa mais uma etapa no enfrentamento ao tráfico de drogas e reforça o compromisso das forças de segurança com a retirada definitiva de entorpecentes de circulação.
Casal é salvo de “tribunal do crime” e cinco faccionados acabam presos em flagrante em Sinop
Vítimas estavam amarradas e seriam executadas após julgamento promovido por facção criminosa Policiais militares da Força Tática do 3º Comando Regional resgataram, na noite desta quarta-feira (27), um casal que era mantido em cárcere privado por integrantes de uma facção criminosa, em Sinop, a 480 quilômetros de Cuiabá. Cinco suspeitos foram presos em flagrante durante a ação. De acordo com informações da ocorrência, as equipes receberam um alerta da Agência Regional de Inteligência sobre um possível sequestro em andamento no município. As denúncias indicavam que as vítimas estavam sendo submetidas ao chamado “tribunal do crime”, prática utilizada por facções para aplicar punições e execuções. Ao chegarem à residência indicada, os policiais ouviram gritos e choros vindos do interior do imóvel. Durante a entrada tática, os militares encontraram um homem, de 27 anos, sentado com as mãos amarradas entre as pernas. Já a mulher, da mesma idade, estava escondida atrás de um balcão na área dos fundos da casa, em estado de choque. Os suspeitos foram rendidos imediatamente. Com eles, os policiais apreenderam um cutelo, um canivete e aparelhos celulares. Um dos criminosos fazia uma chamada de vídeo no momento da abordagem. Segundo relato das vítimas, o casal havia ido visitar uma amiga quando o marido dela passou a desconfiar que o homem pertenceria a uma facção rival. A partir disso, começaram as agressões e ameaças de morte. As vítimas contaram ainda que outros integrantes do grupo chegaram pouco depois, amarraram o casal e iniciaram uma chamada de vídeo com uma pessoa que, supostamente, teria autorizado a execução dos dois. Os cinco suspeitos foram encaminhados para a delegacia de Polícia Civil, onde o caso foi registrado e seguirá sob investigação.
Pivetta anuncia pacote de R$ 170 milhões em obras para impulsionar desenvolvimento da Região Oeste
Governador em exercício cumpre agenda nesta sexta-feira com lançamento de asfaltamento, recuperação de rodovias, construção de pontes e anel viário em municípios da fronteira oeste de Mato Grosso O governador em exercício de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, cumpre nesta sexta-feira (29) uma extensa agenda na Região Oeste do Estado para oficializar um pacote de obras de infraestrutura superior a R$ 170 milhões. A programação contempla lançamentos, assinaturas de ordens de serviço e autorizações para novos investimentos voltados à melhoria da logística e ao fortalecimento do desenvolvimento regional. Entre as principais ações previstas está a assinatura da ordem de serviço para recuperação de 10 quilômetros da MT-175, no trecho entre os municípios de Mirassol D’Oeste e São José dos Quatro Marcos. A iniciativa busca melhorar as condições de tráfego e garantir mais segurança aos motoristas que utilizam a rodovia diariamente. O cronograma também inclui o lançamento das obras de asfaltamento de 34,4 quilômetros da MT-265, em Porto Esperidião, além da autorização para restauração de 22 quilômetros da MT-250, ligando Mirassol D’Oeste ao município de Curvelândia. Outro destaque do pacote é o lançamento do anel viário de Cáceres, obra considerada estratégica para retirar o fluxo de veículos pesados da área urbana e melhorar a mobilidade no município. Também estão previstas melhorias de acesso à Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres, além da construção de pontes e asfaltamento de novas estradas na região. A agenda oficial começa nas primeiras horas da manhã, com chegada à Fazenda Soteco, localizada a cerca de 60 quilômetros de Porto Esperidião. Em seguida, a comitiva segue para a comunidade Ponta do Aterro, onde ocorrem os atos oficiais de lançamento e assinatura das obras. No período da tarde, o governador em exercício segue para Vila Bela da Santíssima Trindade, encerrando a programação antes do retorno para Cuiabá.
“Entregar escritura definitiva é quase igual a entregar uma casa”, diz Max Russi em Jaciara
Os moradores da Cohab São Lourenço e do bairro João de Barro, em Jaciara, realizaram nesta quarta-feira (27) o sonho de conquistar a escritura definitiva de suas casas. A entrega faz parte do programa “Solo Seguro Favela”, desenvolvido pelo governo do estado por meio do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), e contou com a articulação direta do deputado Max Russi (Podemos), presidente da Assembleia Legislativa. A solenidade reuniu a prefeita Andréia Wagner (Podemos) e o presidente do Intermat, Francisco Serafim. Ao todo, foram entregues 99 títulos de propriedade para famílias que aguardavam pela regularização há mais de quatro décadas. Max Russi destacou o impacto social e econômico da ação para o município. “Entregar a escritura definitiva é quase igual a entregar uma casa, porque realiza o sonho de famílias que esperam por isso há muitos anos. Além disso, movimenta a economia local, pois abre portas para financiamentos, ampliação de imóveis e arrecadação de ITBI pela prefeitura, girando toda uma cadeia”, explicou o parlamentar. O presidente da Casa de Leis relembrou sua trajetória com a pauta, destacando que a Assembleia Legislativa tem sido uma parceira de primeira hora do Estado nas ações fundiárias. “Quando fui prefeito, investi muito forte na regularização em Jaciara, resolvendo problemas de décadas. Fico feliz em ver a prefeita Andréia dar continuidade a esse trabalho junto com o Intermat, mostrando a força da parceria entre o Estado e o município para garantir esse direito aos moradores”, pontuou Max Russi.
Cidinho acusa Wellington de oportunismo por críticas à MT-170 e sai em defesa de Mauro Mendes
Ex-senador afirma que estadualização da antiga BR-174 trouxe avanços históricos ao noroeste de Mato Grosso e diz que problemas na rodovia são pontuais e de responsabilidade das construtoras O ex-senador Cidinho Santos (PP) reagiu às críticas feitas pelo senador Wellington Fagundes (PL) sobre a estadualização da antiga BR-174, atual MT-170, e classificou a postura do parlamentar como “oportunista”. A declaração foi dada nesta quarta-feira (27), durante conversa com a imprensa, em defesa do ex-governador Mauro Mendes (União), que recentemente rebateu as críticas de Wellington e o chamou de “cara de pau”. O embate gira em torno das condições da MT-170, rodovia localizada no noroeste de Mato Grosso. Durante audiência realizada no Tribunal de Contas do Estado (TCE), Wellington questionou a decisão do Governo do Estado de assumir a estrada, apontando problemas estruturais na via. Cidinho, no entanto, afirmou que a estadualização representou um avanço histórico para a região, que durante décadas enfrentou dificuldades de trafegabilidade e isolamento devido à precariedade da antiga BR-174. “É muito oportunismo. A gente tem que ter uma certa coerência. O pessoal sofreu muitos e muitos anos nessa rodovia”, declarou. Segundo o ex-senador, os problemas existentes atualmente são localizados e não invalidam a importância da obra para o desenvolvimento regional. Ele destacou ainda que há fatores que contribuem para o desgaste da pista, como o intenso fluxo de veículos pesados e caminhões trafegando acima do limite permitido. Cidinho também ressaltou que as empresas responsáveis pelas obras devem solucionar os defeitos apresentados, lembrando que os contratos preveem garantia de cinco anos para os serviços executados. “É um problema localizado. A construtora tem que resolver, porque existe um prazo de cinco anos de garantia da obra”, afirmou. Ao comentar a reação de Mauro Mendes às declarações de Wellington, Cidinho disse que críticas feitas de forma “oportunista” acabam gerando respostas mais duras no cenário político. “Quando você age de forma oportunista, corre o risco de receber a resposta que o senador Wellington recebeu do ex-governador Mauro Mendes, que não ficou satisfeito”, completou.
A ANSIEDADE VIROU REGRA E NINGUÉM PERCEBEU
Acordamos com o celular vibrando. Mensagens, prazos, cobranças, notificações. Antes mesmo do café, o dia já começou atrasado. A sensação é de que estamos sempre devendo algo a alguém ou a algum sistema invisível que nunca se satisfaz. A ansiedade deixou de ser exceção. Virou regra. E o mais curioso é que quase ninguém percebeu. Vivemos em um tempo em que tudo é urgente. Respostas imediatas, soluções rápidas, decisões instantâneas. Se algo demora, incomoda. Se exige paciência, irrita. Se pede tempo, parece erro. Mas o ser humano não foi feito para viver em alerta permanente. No meio disso tudo está o cidadão comum, tentando dar conta da própria vida e, ao mesmo tempo, lidar com instituições que exigem documentos, senhas, cadastros, filas, protocolos e prazos que não se explicam. É banco, é plano de saúde, é previdência, é escola, é poder público. Tudo cobra. Pouco escuta. O problema é que essa lógica não afeta apenas a rotina. Ela afeta a saúde emocional. Afeta relações familiares. Afeta a forma como as pessoas enxergam o Estado, o Direito e até a si mesmas. Muitos começam a achar que estão falhando, quando na verdade estão apenas sobrecarregados. O Direito, que deveria ser instrumento de equilíbrio social, muitas vezes acaba reforçando essa pressão. Processos que demoram, decisões que não vêm, respostas automáticas que não resolvem. O cidadão se sente pequeno diante de sistemas grandes, frios e distantes. E aqui está um ponto importante: ansiedade não é fraqueza. Não é falta de fé. Não é incapacidade emocional. Em muitos casos, é consequência direta de um modelo que exige demais e acolhe de menos. Vivemos conectados o tempo todo, mas raramente somos ouvidos. Somos informados, mas não explicados. Somos cobrados, mas não compreendidos. Esse ambiente produz angústia, insegurança e uma sensação constante de insuficiência. É preciso repensar a forma como o Estado, as instituições e até o próprio Direito se relacionam com as pessoas. Humanizar procedimentos não é flexibilizar a lei. É aplicar a lei com sensibilidade. É lembrar que por trás de cada processo existe alguém tentando apenas viver com dignidade. Simplificar não é enfraquecer. Agilizar não é perder segurança. Escutar não é abrir mão da autoridade. Pelo contrário. Um sistema que respeita o tempo humano é mais justo, mais eficiente e mais legítimo. Enquanto tratarmos a ansiedade como um problema individual, continuaremos errando o diagnóstico. Ela é, muitas vezes, um sintoma coletivo. Um sinal de que algo no ritmo da sociedade precisa ser revisto. Talvez não seja o cidadão que esteja lento demais. Talvez seja o mundo que esteja rápido demais. E reconhecer isso já é um começo. Diogo Fernandes Colunista em Justiça & Sociedade, MT Urgente News Advogado, fundador do escritório Diogo Fernandes Advocacia
Governo de Mato Grosso lança programa “Juntos Pela Saúde Plena” para fortalecer Atenção Primária nos municípios
O Governo de Mato Grosso lançou, nesta quinta-feira (28), o programa “Juntos Pela Saúde Plena”, iniciativa estratégica voltada ao fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) nos municípios mato-grossenses. Os dois primeiros encontros reuniram gestores das regiões Sul, do Complexo Nascente do Pantanal e do Vale do Guaporé, abrangendo 40 municípios do Estado. Durante o evento de lançamento, foi assinado o decreto que oficializa a implementação do programa. Os próximos encontros irão contemplar as demais regiões de Mato Grosso. A iniciativa integra ações das secretarias estaduais de Saúde, Educação e Assistência Social. No eixo da Saúde, o programa busca consolidar a Atenção Primária como coordenadora do cuidado nas Redes de Atenção à Saúde (RAS), garantindo atendimento mais qualificado, humanizado e eficiente à população. “A nossa intenção é sair daqui com uma carta compromisso para que, em um determinado tempo, cada um de nós faça o dever de casa para atingirmos a excelência em serviço público”, afirmou o governador Otaviano Pivetta. A Carta Compromisso do programa estabelece ações estratégicas voltadas à qualificação dos serviços de saúde, melhoria da infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e fortalecimento dos indicadores de qualidade da APS. Entre os compromissos assumidos pelo Estado estão a implantação de um modelo de premiação por resultados para municípios e profissionais da atenção primária, a oferta de cursos de capacitação e apoio técnico para gestores e equipes de saúde, além do financiamento para construção de novas UBS, ampliando o acesso da população aos serviços. “Esse programa é importante porque a Atenção Primária é o que faz a solução dos problemas. A gente estima que 90% dos problemas de saúde, se bem conduzidos na atenção primária, são resolvidos ali. Isso envolve investimento robusto de quase meio bilhão de reais entre este ano e o ano que vem”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo. A coordenadora de Atenção Primária da SES, Regina Amorim, ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. “Uma atenção primária forte, organizada, qualificada e financiada tem capacidade de transformar o sistema público de saúde. Para isso, contamos com a parceria dos municípios”, afirmou. Os municípios participantes também assumem compromissos relacionados à organização das equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal, melhoria da estrutura física das UBS, informatização dos serviços, garantia de exames laboratoriais e qualificação permanente dos profissionais da saúde. A prefeita de Jaciara, Andreia Wagner, destacou a relevância dos investimentos para os municípios. “A saúde sempre é prioridade. Esse investimento chega em boa hora e quem ganha é a população, com serviços mais estruturados e eficientes”, disse. O programa também estabelece metas para melhoria dos indicadores da Atenção Primária, com foco no cuidado materno-infantil, imunização, acompanhamento de idosos, controle de doenças crônicas, saúde bucal e combate a doenças endêmicas, como hanseníase e tuberculose. Outro eixo prioritário da iniciativa é o fortalecimento da gestão da informação, incentivando a qualificação dos registros em prontuários eletrônicos e a integração entre saúde e educação para promoção da saúde integral dos estudantes. Participaram ainda do evento os deputados estaduais Max Russi, Nininho, Beto Dois a Um, Diego Guimarães, Valmir Moretto, Paulo Araújo e Thiago Silva; os deputados federais Fábio Garcia e José Medeiros; além dos secretários de Estado Mauro Carvalho (Casa Civil), Laice Souza (Comunicação), Flávia Soares (Educação) e Klebson Gomes (Assistência Social e Cidadania).