A iniciativa, criada pelo parlamentar, reúne os principais avanços conquistados após um ano de debates. O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Max Russi (Podemos), participa nesta quinta-feira (28), às 14 horas, da entrega oficial do relatório final da Câmara Setorial Temática (CST) da Enfermagem, no auditório Milton Figueiredo, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. A iniciativa, criada pelo parlamentar, reúne os principais avanços conquistados após um ano de debates, audiências públicas e articulações em defesa dos profissionais da enfermagem no estado. Max tem defendido pautas históricas da enfermagem mato-grossense, como a efetivação do piso salarial nacional, melhores condições de trabalho, implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), redução da jornada para 30 horas e mais investimentos em segurança e qualificação profissional. “O nosso compromisso é continuar construindo pontes, promovendo diálogo e fortalecendo políticas públicas que garantam mais dignidade e reconhecimento aos profissionais da saúde. Valorizar a enfermagem é valorizar a vida”, afirmou o deputado. Durante o evento, Max Russi também reforçará a importância da aprovação do Projeto de Lei nº 1993/2025, de sua autoria, que institui a campanha estadual “Maio Verde Esmeralda – Pela Valorização da Enfermagem”. A proposta busca ampliar o reconhecimento e fortalecer políticas públicas voltadas aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem em Mato Grosso. Além da entrega do relatório, o deputado lidera uma homenagem especial a profissionais indicados pela própria categoria, reconhecendo o trabalho desenvolvido diariamente na rede pública e privada de saúde.
Deputados de MT votam a favor do fim da escala 6×1; entenda o que muda para trabalhadores e empresas
Todos os oito deputados federais de Mato Grosso votaram favoráveis à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da escala 6×1 no Brasil. A votação ocorreu na noite desta quarta-feira (27), na Câmara dos Deputados, em Brasília. A proposta agora segue para análise do Senado Federal e vem gerando forte repercussão em todo o país, principalmente entre trabalhadores e empresários. A PEC aprovada reduz a jornada semanal de trabalho das atuais 44 horas para 40 horas semanais, sem redução salarial. Na prática, a proposta cria a obrigatoriedade de dois dias de folga por semana para os trabalhadores brasileiros, substituindo o atual modelo conhecido como escala 6×1 — quando o funcionário trabalha seis dias e descansa apenas um. Pelo texto aprovado: os trabalhadores passarão a ter cinco dias de trabalho e dois dias de descanso semanal; uma das folgas deverá ocorrer, preferencialmente, aos domingos; a redução da carga horária acontecerá de forma gradual. Segundo a proposta: duas horas da jornada serão reduzidas 60 dias após a promulgação da PEC; outras duas horas serão reduzidas em até 14 meses. Ou seja: o trabalhador que hoje cumpre 44 horas semanais passará primeiro para 42 horas e, posteriormente, para 40 horas semanais. A proposta também mantém os salários atuais dos trabalhadores. O tema provocou intenso debate no Congresso Nacional. Defensores da PEC afirmam que a medida melhora a qualidade de vida, reduz desgaste físico e mental, fortalece o convívio familiar e pode aumentar a produtividade. Já parlamentares contrários e representantes do setor empresarial alertam para possíveis impactos econômicos, aumento dos custos operacionais, risco de demissões e crescimento da informalidade. Entre os deputados de Mato Grosso, o primeiro a votar favoravelmente foi Rodrigo da Zaeli (PL-MT), ainda durante a análise da matéria em comissão especial da Câmara. Confira os deputados de Mato Grosso que votaram favoráveis à PEC: Coronel Fernanda José Medeiros Rodrigo da Zaeli Juarez Costa Nelson Barbudo Fábio Garcia Coronel Assis Emanuelzinho Agora, para entrar em vigor, a PEC ainda precisa ser aprovada pelo Senado Federal em dois turnos. Por: Alex Rabelo — jornalista e analista político | MT Urgente News
Câmara de Cuiabá promove 1º Seminário de Comunicação e Política com especialistas nacionais
Evento reunirá vereadores, assessores e profissionais da imprensa para debater comunicação pública, estratégia digital e os desafios da informação na era das redes sociais A Câmara Municipal de Cuiabá realizará, nos dias 22 e 23 de junho, o 1º Seminário de Comunicação e Política da Câmara de Cuiabá, iniciativa voltada à qualificação de vereadores, assessores de imprensa, profissionais da comunicação institucional e equipes de gabinetes do Legislativo municipal. O seminário acontecerá nas dependências da Casa de Leis e contará com a participação de especialistas nacionais em comunicação política, narrativa institucional e estratégia digital. A proposta é fortalecer a comunicação pública e ampliar o diálogo entre o Poder Legislativo e a população em um cenário marcado pela rapidez das informações e pelo crescimento das plataformas digitais. Promovido pela Mesa Diretora da Câmara, o encontro busca preparar os profissionais que atuam diretamente na cobertura política e na comunicação institucional para os desafios contemporâneos da informação, especialmente diante da proximidade do período eleitoral e da intensa circulação de conteúdos nas redes sociais. A programação inclui debates e palestras sobre relacionamento com a imprensa, comunicação de crise, posicionamento institucional, produção de conteúdo para redes sociais, construção de narrativas e linguagem política na comunicação contemporânea. O seminário também pretende discutir o papel estratégico da comunicação pública na transparência das ações legislativas e no fortalecimento da relação entre o parlamento municipal e os cidadãos. Para a presidente da Câmara de Cuiabá, vereadora Paula Calil, investir na capacitação dos profissionais ligados à comunicação política é uma forma de aproximar ainda mais o Legislativo da sociedade e garantir uma comunicação mais eficiente, responsável e acessível à população. A expectativa da organização é reunir profissionais de diferentes áreas da comunicação institucional e política, promovendo troca de experiências, atualização profissional e debates sobre os novos formatos de comunicação no ambiente digital.
Mato Grosso lança programa para transformar algodão em indústria e ampliar geração de empregos
Nova política estadual busca fortalecer a cadeia têxtil, atrair investimentos e agregar valor à produção de algodão dentro do próprio Estado Mato Grosso deu mais um passo para consolidar sua posição no cenário econômico nacional ao lançar o Programa de Verticalização da Indústria Têxtil, iniciativa que pretende ampliar a industrialização do algodão produzido no Estado e fortalecer toda a cadeia produtiva do setor. O programa foi lançado nesta quarta-feira (27), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, durante cerimônia conduzida pelo governador em exercício, Otaviano Pivetta, acompanhado de secretários estaduais, representantes do setor produtivo, prefeitos e lideranças empresariais ligadas ao agronegócio e à indústria têxtil. Reconhecido como o maior produtor brasileiro de algodão em pluma — responsável por mais de 70% da produção nacional —, Mato Grosso busca agora avançar na transformação da matéria-prima em produtos industrializados, como fios, tecidos, malhas e confecções, gerando mais renda, empregos e desenvolvimento econômico dentro do próprio território mato-grossense. Durante o evento, foi assinado o decreto que institui oficialmente o programa. A proposta cria mecanismos para aproximar produtores rurais e indústrias, permitindo a transferência de créditos acumulados de ICMS ao longo da cadeia produtiva. Esses créditos poderão ser utilizados pelas indústrias para reduzir parte dos impostos devidos, diminuindo custos operacionais e aumentando a competitividade do setor. Segundo o governador em exercício, a medida representa um novo momento para a economia estadual, focado na industrialização e na geração de oportunidades. “Estamos criando um ambiente seguro para investimentos, fortalecendo a indústria e permitindo que a riqueza produzida no campo gere mais empregos e renda para a população”, afirmou Pivetta. O secretário de Fazenda, Fábio Pimenta, destacou que Mato Grosso já é referência mundial na produção agrícola, mas ainda possui baixa capacidade de industrialização do algodão. Para ele, o programa cria uma ligação estratégica entre o setor produtivo e a indústria. “A iniciativa fortalece a indústria têxtil mato-grossense, amplia a competitividade e cria condições para novos investimentos no Estado”, pontuou. A expectativa do Governo é que a nova política estimule a expansão das indústrias já instaladas, incentive a chegada de novas empresas e fortaleça a economia regional, especialmente nos municípios ligados à cadeia produtiva do algodão. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Mayran Beckman, ressaltou que o programa representa um avanço importante na estratégia de industrialização da produção estadual. “Precisamos transformar nossa matéria-prima em produtos dentro de Mato Grosso, gerando empregos, renda e desenvolvimento. Esse é um passo importante para o futuro da indústria têxtil no Estado”, afirmou. O programa também se soma a outras medidas já adotadas pelo Governo de Mato Grosso para incentivar a industrialização, como a isenção do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) sobre o algodão destinado às indústrias de fiação instaladas no Estado e os benefícios fiscais concedidos por meio do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic). Atualmente, o setor têxtil já conta com redução da carga tributária do ICMS, com alíquotas efetivas reduzidas nas operações internas e interestaduais, medida considerada estratégica para fortalecer a competitividade da indústria local. Participaram do lançamento representantes da Casa Civil, Sedec, Seciteci, Receita Pública, setor empresarial, cooperativas, sindicatos, federações e lideranças ligadas à cadeia produtiva do algodão em Mato Grosso.
Gefron abre seleção para curso de elite no combate aos crimes de fronteira em Mato Grosso
Capacitação reúne forças de segurança e fiscalização do país para atuação integrada na região de fronteira entre Brasil e Bolívia O Grupo Especial de Fronteira de Mato Grosso (Gefron) está com inscrições abertas para o 5º Curso de Operações de Fronteira (COPFRON), voltado à qualificação de profissionais que atuam no enfrentamento aos crimes transfronteiriços na divisa entre Brasil e Bolívia. O prazo para inscrição segue até o próximo dia 31 de maio e integra a primeira etapa do processo seletivo. A formação disponibiliza 50 vagas para servidores do Gefron e também para integrantes de diversas instituições de segurança e fiscalização, como Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Penal, Exército Brasileiro, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional, Receita Federal, Ibama, Sistema Socioeducativo e demais órgãos parceiros. O curso tem como foco fortalecer a integração entre as forças de segurança pública e os órgãos de fiscalização ambiental e aduaneira, ampliando a capacidade de combate ao tráfico de drogas, contrabando, roubos, crimes ambientais e outros delitos ligados à criminalidade transnacional. A capacitação será realizada na base operacional do Gefron, no município de Porto Esperidião, a 326 quilômetros de Cuiabá. O início das atividades está previsto para o dia 6 de julho de 2026, com duração total de 12 semanas. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição online e, posteriormente, encaminhar a documentação exigida em edital para o e-mail siespgefron@sesp.mt.gov.br. Após o encerramento das inscrições, os candidatos passarão pelas etapas de inspeção de saúde, teste de aptidão física (TAF), teste de habilidades específicas (THE) e entrevista profissiográfica. O resultado final do processo seletivo está previsto para ser divulgado no dia 1º de julho. Mais informações podem ser obtidas até o dia 31 de maio pelo WhatsApp (65) 99254-3655.
Orquestra CirandaMundo abre temporada 2026 com concerto gratuito e estreia de ex-aluno na regência
Espetáculo no Cine Teatro Cuiabá reúne jovens músicos do Instituto Ciranda em apresentação marcada por emoção, formação artística e repertório clássico de Bizet e Brahms A Orquestra CirandaMundo dá início à Temporada Artística 2026 nesta sexta-feira (29), às 20h, no Cine Teatro Cuiabá, com um concerto gratuito que promete emocionar o público e celebrar a formação de novos talentos da música em Mato Grosso. A apresentação terá obras dos compositores Georges Bizet e Johannes Brahms e será conduzida, pela primeira vez, pelo maestro convidado Leonnid Paniago. A estreia na regência tem um significado especial para o músico, que começou sua trajetória artística ainda criança no Instituto Ciranda, em 2005. Atualmente professor de flauta transversal e prática em conjunto, além de primeiro flautista da Orquestra CirandaMundo há mais de uma década, Leonnid agora assume a missão de conduzir o grupo formado majoritariamente por jovens instrumentistas. Segundo o maestro convidado, o momento representa a concretização de uma caminhada construída dentro do próprio instituto. Para ele, a experiência reforça o impacto transformador da educação musical na vida dos alunos e evidencia a importância social e pedagógica do projeto. Mantido com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o Instituto Ciranda atende centenas de crianças, adolescentes e jovens em Mato Grosso, oferecendo ensino musical gratuito e formação artística continuada. De acordo com o presidente do Instituto Ciranda e maestro da Orquestra CirandaMundo, Murilo Alves, a temporada 2026 marca uma nova fase para o grupo. A proposta é fortalecer ainda mais o caráter pedagógico da orquestra, com repertórios adequados ao nível técnico dos integrantes e maior protagonismo dos estudantes, inclusive na liderança dos naipes. Além do aspecto artístico, o concerto também terá caráter solidário. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente pela plataforma Sympla, mediante a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis, entregues na entrada do evento. A apresentação contará ainda com recursos de acessibilidade, incluindo audiodescrição e intérprete de Libras, ampliando o acesso do público às atividades culturais promovidas pela instituição. Com sede em Cuiabá, o Instituto Ciranda desenvolve ações desde 2003 e atualmente atende cerca de 800 alunos em diferentes polos, incluindo Chapada dos Guimarães, Rondonópolis e Poconé, consolidando-se como uma das principais iniciativas de formação musical e inclusão social do Estado.
Hospital Central de MT impressiona TCE e consolida avanço na saúde de alta complexidade
Unidade já realizou mais de 17 mil atendimentos em pacientes de 104 municípios e terá capacidade total de 287 leitos ativados até julho O Hospital Central de Alta Complexidade de Mato Grosso recebeu, na manhã desta quarta-feira (27), uma visita técnica do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), em mais uma etapa de acompanhamento das atividades da unidade hospitalar. A inspeção reuniu representantes do órgão fiscalizador, da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e parlamentares estaduais, que conheceram de perto a estrutura, os serviços ofertados e o andamento da operação do hospital. A diretora-geral da unidade, Alessandra Bokor, apresentou os números já alcançados desde o início do funcionamento do hospital. Segundo ela, mais de 17 mil atendimentos foram realizados para pacientes oriundos de 104 municípios mato-grossenses. Durante a visita, Alessandra destacou que o Hospital Central segue um cronograma de implantação gradual dos serviços. Atualmente, a unidade opera com 115 leitos ativos, de um total previsto de 287, que deverão estar disponíveis até o mês de julho. A secretária adjunta do Complexo Regulador da SES, Fabiana Bardi, avaliou positivamente a presença do TCE na unidade e ressaltou a importância da fiscalização para o aprimoramento dos serviços prestados à população. Para ela, o acompanhamento técnico contribui para identificar melhorias e fortalecer a transparência na gestão pública da saúde. O conselheiro Guilherme Maluf, presidente da Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social do TCE-MT, participou da agenda e afirmou ter ficado impressionado com a estrutura do hospital. Médico de formação, ele classificou a unidade como uma das mais modernas do Estado, destacando a qualidade física e tecnológica do espaço. Segundo Maluf, após a análise estrutural, o Tribunal seguirá agora para a etapa documental da auditoria. Também acompanharam a visita os deputados estaduais Wilson Santos, Dr. João e Dr. Eugênio, além do suplente Dejamir Soares. Voltado para procedimentos de alta complexidade, o Hospital Central atende pacientes encaminhados pelo sistema estadual de regulação, especialmente em casos que exigem cirurgias complexas, suporte tecnológico avançado ou tratamento de alto risco. Atualmente, a unidade oferece cirurgias pediátricas, ortopédicas, urológicas, gerais, ginecológicas e do aparelho digestivo. A partir de julho, o hospital ampliará o atendimento para especialidades como cirurgia vascular, cardiovascular, torácica, mastologia, cirurgia oncológica e neurocirurgia. A gestão da unidade é realizada pelo Einstein Hospital Israelita, organização reconhecida internacionalmente pela excelência hospitalar. A instituição administra o hospital com atendimento totalmente voltado ao Sistema Único de Saúde (SUS), reforçando o objetivo de ampliar o acesso da população mato-grossense a serviços especializados de alta complexidade.
Max Russi fortalece valorização da imprensa em Mato Grosso e ALMT lança 2ª edição do Prêmio de Jornalismo com R$ 300 mil em premiação
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) lançou oficialmente a 2ª edição do Prêmio ALMT de Jornalismo – Troféu Parlamento, iniciativa que vem ganhando destaque não apenas pela valorização financeira dos profissionais da comunicação, mas principalmente pelo reconhecimento do papel que jornalistas, fotógrafos, radialistas e comunicadores exercem na construção da democracia e na aproximação entre o Parlamento e a sociedade. O lançamento ocorreu nesta quarta-feira (27) e chamou atenção pelo fortalecimento dado à premiação nesta nova edição, que terá R$ 300 mil distribuídos entre os vencedores. As inscrições estarão abertas entre os dias 30 de junho e 9 de novembro. Mas o que mais ganhou destaque durante o evento foi o posicionamento do presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi, e da equipe da Secretaria de Comunicação da Casa ao reconhecer publicamente a importância da imprensa mato-grossense. Max Russi destaca importância da imprensa para aproximar população do Parlamento Durante o lançamento, Max Russi reforçou que o prêmio vai além de uma competição jornalística. Segundo ele, a iniciativa representa reconhecimento aos profissionais que ajudam a levar informação à população e mostram como as decisões tomadas dentro do Parlamento impactam diretamente a vida dos mato-grossenses. “O prêmio vai além da valorização dos jornalistas, ao incentivar a divulgação das ações do Parlamento estadual e ampliar o acesso da sociedade mato-grossense às atividades desenvolvidas pela Casa de Leis”, afirmou Russi. A fala do presidente chamou atenção justamente por reforçar algo que profissionais da imprensa defendem há anos: o jornalismo regional continua sendo uma das principais ferramentas de informação, fiscalização e conexão entre poder público e população. Secretaria de Comunicação ganha destaque pela valorização dos profissionais Outro ponto destacado no lançamento foi o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Comunicação da Assembleia Legislativa. O secretário de Comunicação, Henrique Santos, ressaltou que o prêmio foi ampliado após autorização da presidência da Casa e destacou que a expectativa é de grande participação dos profissionais da comunicação de todo o Estado. Henrique também explicou que o tema desta edição — “Onde a lei nasce, a cidadania cresce” — busca incentivar produções que mostrem de forma prática como o trabalho legislativo interfere no cotidiano da população. Já o secretário-adjunto José Marques destacou que a continuidade do prêmio acontece após o sucesso da primeira edição, reforçando que a iniciativa busca fortalecer o reconhecimento aos comunicadores mato-grossenses e ampliar o incentivo à produção jornalística voltada às pautas do Parlamento estadual. Premiação cresce e reforça reconhecimento ao jornalismo regional A nova edição manterá as categorias: Telejornalismo; Radiojornalismo; Fotojornalismo; Reportagem em Texto; Universitário. Os vencedores receberão: R$ 30 mil para o primeiro lugar; R$ 20 mil para o segundo; R$ 10 mil para o terceiro colocado. Outro ponto importante destacado pela ALMT é que os jurados serão profissionais com atuação nacional ligados a entidades como: TV Câmara; TV Senado; Rádio Câmara; Unale; Fenaj. Homenagem a nomes históricos da comunicação mato-grossense O prêmio também prestará homenagem a profissionais que marcaram a história da comunicação em Mato Grosso. Serão homenageados: Paulo de Tarso; Clóvis Roberto; Edson Pires; Luiz Acosta; Hend Santana. Reconhecimento que fortalece a comunicação no Estado A primeira edição do prêmio, realizada em 2025, já havia demonstrado a força da iniciativa, com 293 trabalhos inscritos, representantes de 54 veículos de comunicação e participação de profissionais de 19 municípios mato-grossenses. Agora, com ampliação da premiação e fortalecimento institucional, a expectativa é que a nova edição consolide ainda mais o reconhecimento aos profissionais da imprensa. Em um momento em que o jornalismo regional enfrenta desafios diários, o gesto da Assembleia Legislativa, liderada por Max Russi e pela equipe da Secretaria de Comunicação, foi interpretado por muitos profissionais como uma demonstração de valorização da imprensa séria, técnica e comprometida com a informação. Por: Alex Rabelo — jornalista e analista político | MT Urgente News
Governo de MT cria ala de segurança máxima na PCE para isolar presos de alta periculosidade
Nova estrutura no Raio 08 da Penitenciária Central do Estado terá 62 vagas e protocolos reforçados de vigilância, disciplina e controle operacional. O Governo de Mato Grosso oficializou a criação de uma unidade de segurança máxima dentro da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, destinada à custódia de presos considerados de alta periculosidade. A medida transforma o Raio 08 da unidade prisional em uma estrutura autônoma, com regras mais rígidas de vigilância, isolamento e monitoramento dos detentos. A nova ala contará com 62 vagas distribuídas em 54 celas, sendo 46 individuais e oito duplas. A proposta é ampliar o controle sobre internos classificados como de elevado risco, fortalecendo a disciplina e reduzindo a atuação de organizações criminosas dentro do sistema penitenciário estadual. A criação da unidade faz parte das estratégias adotadas pelo Governo do Estado para reforçar a segurança nas penitenciárias e ampliar a capacidade operacional do sistema prisional. Entre as ações previstas estão investimentos em infraestrutura, inteligência e modernização dos mecanismos de controle das unidades administradas pela Secretaria de Estado de Justiça (Sejus). Segundo o secretário de Estado de Justiça, Valter Furtado, a medida representa um avanço importante para a segurança pública e para a gestão penitenciária de Mato Grosso. De acordo com ele, a implantação da unidade autônoma permitirá maior rigor operacional, além de garantir mais segurança para policiais penais, servidores e para a própria sociedade. A Sejus informou ainda que a estrutura foi planejada para atender padrões mais rigorosos de segurança, possibilitando acompanhamento mais efetivo dos custodiados considerados de maior risco dentro do sistema prisional mato-grossense.
Dívidas herdadas de R$ 72,6 milhões impactam orçamento atual de Várzea Grande
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Fazendária, informou que os valores referentes a restos a pagar inscritos em 2025 e os impactos financeiros causados pelos pagamentos são resultado de dívidas herdadas de exercícios anteriores. Conforme a Secretaria, o Município registrou R$ 113,7 milhões em restos a pagar não processados no exercício de 2025. Esse tipo de despesa refere-se a valores empenhados — ou seja, reservados no orçamento —, mas cujos serviços ou obras ainda não haviam sido concluídos até o encerramento do exercício financeiro. Do total, R$ 99,5 milhões pertencem à Prefeitura Municipal, R$ 12,5 milhões ao Departamento de Água e Esgoto (DAE) e R$ 1,6 milhão à Câmara Municipal. Outro ponto destacado pela gestão municipal refere-se às chamadas Despesas de Exercícios Anteriores (DEA), que são despesas de anos anteriores não quitadas no período correto e que precisaram ser pagas pela atual administração. Em 2025, foram desembolsados R$ 33,5 milhões nessa modalidade. Somando os pagamentos de restos a pagar antigos e as despesas de exercícios anteriores, a Prefeitura informa que a atual gestão assumiu R$ 72,6 milhões em compromissos financeiros herdados de anos anteriores. A atual administração desembolsou, somente em 2025, R$ 39,1 milhões para quitar restos a pagar deixados por exercícios anteriores. Desse montante, R$ 32,1 milhões correspondem a restos a pagar não processados e R$ 7 milhões a restos a pagar processados. O relatório também aponta que o total de restos a pagar inscritos pela Prefeitura em 2025 chegou a R$ 110,2 milhões, sendo R$ 10,6 milhões em restos a pagar processados — quando o serviço já foi executado e a dívida reconhecida oficialmente — e R$ 99,5 milhões em restos a pagar não processados. A Prefeitura explica que esses pagamentos tiveram impacto direto no orçamento municipal. De acordo com o levantamento técnico, caso o Município não tivesse utilizado recursos atuais para quitar dívidas antigas, o valor dos restos a pagar não processados em 2025 seria cerca de 40% menor, ficando em aproximadamente R$ 60,3 milhões. Ainda conforme os dados apresentados, em 2026 a Prefeitura já efetuou o pagamento de R$ 27 milhões em restos a pagar, reduzindo o saldo atual para R$ 54,4 milhões. A pasta reforça que, sem o pagamento dessas obrigações antigas, o valor estimado de restos a pagar não processados em 2025 seria de aproximadamente R$ 26,8 milhões.