Município aposta em suas tradições, potencial econômico e riqueza cultural para atrair visitantes e fortalecer o turismo regional durante a FIT Pantanal 2026 Várzea Grande estará entre os destaques da 33ª edição da FIT Pantanal 2026, considerada a maior feira de turismo da região Centro-Oeste, que será realizada entre os dias 3 e 7 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Com uma programação voltada à promoção das potencialidades locais, o município pretende apresentar ao público sua diversidade cultural, gastronômica e turística, além de fortalecer sua posição estratégica no cenário estadual. Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, a cidade preparou um estande que reunirá atrativos ligados à tradicional Rota do Peixe, ao artesanato produzido por mãos várzea-grandenses, à agricultura familiar e à culinária regional. Os visitantes também poderão conhecer manifestações culturais representadas por grupos de dança que preservam e difundem as tradições locais. Além de valorizar suas raízes culturais, Várzea Grande pretende evidenciar sua importância logística para Mato Grosso. Sede do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, o município é considerado uma das principais portas de entrada do Estado, desempenhando papel fundamental no fluxo turístico e econômico da região. A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Fabyane Nagasawa, destaca que a participação na feira representa uma oportunidade estratégica para ampliar a visibilidade do município e estimular o desenvolvimento econômico por meio do turismo. Segundo ela, a presença na FIT Pantanal permite divulgar as riquezas locais, fortalecer a identidade cultural e abrir novas oportunidades para empreendedores, artesãos e produtores da cidade. A expectativa também é positiva para o secretário adjunto da pasta, Edu Sá, que acredita na repetição do sucesso alcançado na edição anterior. Para ele, a feira funciona como uma importante vitrine para apresentar os atrativos de Várzea Grande e ampliar parcerias voltadas ao crescimento do setor turístico. Durante os cinco dias de evento, o município contará com uma programação cultural diversificada. As apresentações começam no dia 4 de junho com o Grupo Encantos da Serra. No dia seguinte, será a vez do Grupo Primos e Primas subir ao palco. Já no dia 6, o público poderá prestigiar a apresentação do Grupo Arara Azul, enquanto o encerramento ficará por conta do Grupo Estrela Guia AMFMT, no dia 7. Além das atrações culturais, representantes de Várzea Grande participarão de debates, oficinas e painéis técnicos voltados ao fortalecimento do turismo em Mato Grosso. As discussões abordarão temas como regionalização turística, experiências de gestão, economia criativa e turismo de experiência, reunindo especialistas, gestores públicos e representantes do setor. Outro destaque será a participação da Associação das Redeiras de Limpo Grande, que apresentará um case sobre a relação entre artesanato tradicional, turismo e desenvolvimento sustentável. A iniciativa reforça a valorização das manifestações culturais locais como ferramentas de geração de renda e preservação da identidade regional. Com expectativa de receber milhares de visitantes e reunir mais de 300 expositores, a FIT Pantanal se consolida como um dos principais eventos do setor no Estado. Para Várzea Grande, a participação representa mais uma oportunidade de promover seus atrativos, fortalecer sua economia e ampliar sua presença no mapa turístico de Mato Grosso.
OPERAÇÃO DESMONTA ESQUEMA LIGADO A “TRIBUNAL DO CRIME” E PRENDE CINCO PESSOAS EM MT
Investigação de homicídio brutal ocorrido em Americana do Norte revela atuação de facção criminosa, tráfico de drogas e envolvimento de adolescentes Uma operação da Polícia Civil realizada nesta sexta-feira (29) resultou na prisão de cinco pessoas e no avanço das investigações sobre um homicídio com características de execução promovida por facção criminosa em Tabaporã, no norte de Mato Grosso. Batizada de Operação Imperium Remotum, a ação teve como foco o cumprimento de mandados judiciais relacionados ao assassinato de um jovem de 19 anos ocorrido em maio deste ano no distrito de Americana do Norte. Durante o cumprimento das ordens judiciais, os investigadores prenderam um suspeito apontado como participante direto do crime e outras três pessoas foram autuadas em flagrante por envolvimento com o tráfico de drogas. Também foi cumprido um mandado de busca e apreensão que levou à localização de entorpecentes, dinheiro, celulares e materiais utilizados na comercialização de drogas. De acordo com as investigações, o homicídio ocorreu dentro de uma residência onde, além da vítima fatal, outras quatro pessoas teriam sido mantidas sob restrição de liberdade. A apuração policial aponta que a execução foi determinada por integrantes de uma facção criminosa e realizada como forma de punição imposta pelo chamado “tribunal do crime”, mecanismo utilizado por organizações criminosas para aplicar julgamentos e sentenças à margem da lei. Um dos principais alvos da operação foi localizado no distrito de Nova Fronteira. No imóvel onde ele foi encontrado, os policiais apreenderam drogas prontas para venda, anotações relacionadas ao comércio ilegal de entorpecentes, dinheiro e aparelhos celulares. Uma mulher que estava no local foi presa em flagrante por tráfico de drogas. Já em outra residência, em Tabaporã, os policiais encontraram porções de pasta base de cocaína, cocaína, maconha, balanças de precisão e equipamentos eletrônicos. Um homem e uma mulher foram presos pelos crimes de tráfico, associação para o tráfico e corrupção de menores. No mesmo endereço, quatro adolescentes foram encaminhados à delegacia após serem flagrados em situação que caracteriza atos infracionais análogos aos crimes de tráfico e associação para o tráfico. O grupo permanecerá à disposição das autoridades competentes para os procedimentos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Segundo a Polícia Civil, o nome da operação faz referência ao conceito de “poder exercido à distância”, em alusão à forma como integrantes da organização criminosa coordenavam decisões e repassavam ordens por meio de aplicativos de mensagens e chamadas de vídeo. As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos tanto no homicídio quanto nas atividades criminosas ligadas à facção. A expectativa é que novos desdobramentos ocorram nos próximos dias à medida que a análise dos materiais apreendidos avance.
TRABALHO QUE TRANSFORMA: mais de 2,5 mil recuperandos conquistam emprego em Mato Grosso por meio do SINER
Plataforma já intermediou o acesso de mais de 3 mil pessoas a oportunidades de trabalho em 2026 e fortalece a política de ressocialização no Estado O Sistema de Emprego do Recuperando (SINER) tem se consolidado como uma das principais ferramentas de ressocialização em Mato Grosso ao conectar recuperandos e egressos do sistema prisional ao mercado de trabalho. Com 7.622 pessoas cadastradas, a plataforma já possibilitou que 3.122 trabalhadores acessassem oportunidades de emprego somente em 2026. Atualmente, mais de 2.540 recuperandos e egressos exercem atividades profissionais por meio de contratos formalizados a partir do sistema. Criado em 2023 pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), o SINER foi desenvolvido para agilizar e organizar a contratação de mão de obra oriunda do sistema prisional. A operacionalização das vagas é realizada pela Fundação Nova Chance (Funac), responsável pelo acompanhamento e pela reinserção social dessa população. Além de reunir informações pessoais, profissionais e processuais dos cadastrados, o sistema garante mais eficiência no encaminhamento para vagas e no monitoramento das oportunidades oferecidas. O alcance da iniciativa também pode ser medido pelo número de parcerias estabelecidas: atualmente, são 392 termos de intermediação e cooperação firmados com empresas privadas, órgãos públicos e municípios em todo o Estado. A plataforma permite que empregadores consultem perfis profissionais disponíveis e realizem, de forma totalmente digital, o processo de adesão e contratação. Desde o cadastro inicial até a formalização dos contratos, todas as etapas contam com acompanhamento da Funac e seguem os protocolos de proteção de dados previstos na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Para o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, a iniciativa vai além da geração de empregos. Segundo ele, o sistema representa uma oportunidade concreta de reconstrução de trajetórias e fortalecimento da cidadania. Ao mesmo tempo, oferece às empresas e instituições um processo seguro e organizado para contratação. O desembargador Orlando Perri, supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF-MT), destaca que o trabalho, a educação e a qualificação profissional são pilares fundamentais para a redução da reincidência criminal. Para ele, investir na recuperação das pessoas privadas de liberdade contribui diretamente para a melhoria da segurança pública e para a construção de uma sociedade mais segura. Na mesma linha, o secretário de Justiça de Mato Grosso, Valter Furtado Filho, avalia que o SINER fortalece a ligação entre o sistema penitenciário e a sociedade, ampliando as possibilidades de reintegração social. Segundo ele, o acesso ao emprego formal gera dignidade, reduz os índices de reincidência e reforça as políticas públicas voltadas à ressocialização. Já o presidente da Fundação Nova Chance, Winkler de Freitas Teles, ressalta que a ferramenta tornou mais ágil e acessível a conexão entre os egressos acompanhados pela instituição e o mercado de trabalho. Para ele, o sistema amplia oportunidades, promove autonomia financeira e reafirma o trabalho como um dos principais instrumentos de inclusão social e reconstrução de vidas. Com resultados expressivos e uma rede crescente de parceiros, o SINER se consolida como uma iniciativa estratégica para transformar oportunidades em novos começos, demonstrando que o acesso ao trabalho é um dos caminhos mais eficazes para a reinserção social e a redução da criminalidade.
Cidade do Cacau encanta público na Greenfarm 2026 e fortalece nova fronteira da produção de cacau em Mato Grosso
Por: Alex Rabelo — jornalista e analista político | MT Urgente News A terceira edição da Guenfarm 2026, realizada entre os dias 27 e 30 de maio no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá, consolidou-se como uma das maiores vitrines do agronegócio mato-grossense. O evento reuniu produtores rurais, empresários, investidores, lideranças políticas e milhares de visitantes de várias regiões do estado. Mas entre tantos estandes, tecnologias e negócios apresentados durante a feira, um espaço chamou atenção de forma especial: a Cidade do Cacau, projeto que vem se transformando em símbolo de inovação, sustentabilidade e fortalecimento da agricultura familiar em Mato Grosso. O ambiente se tornou um dos locais mais visitados da feira ao apresentar, de forma prática e interativa, toda a cadeia produtiva da cacauicultura — desde a produção de mudas e plantio até o beneficiamento e fabricação do chocolate artesanal produzido no estado. A proposta encantou crianças, produtores e empresários, despertando curiosidade e, principalmente, mostrando que Mato Grosso já possui potencial para se tornar referência nacional na produção de cacau de qualidade. CACAU SURGE COMO NOVA FORÇA ECONÔMICA NO ESTADO O projeto apresentado durante a Guenfarm mostrou que a cacauicultura vai muito além da produção agrícola. Ela representa uma nova alternativa econômica sustentável para pequenos e médios produtores rurais, gerando renda, agregando valor à produção e fortalecendo a agricultura familiar. A iniciativa é desenvolvida através da parceria entre a FEDAF-MT (Federação do Agro Familiar de Mato Grosso), a DESA-MT, a Secretaria Municipal de Agricultura de Santo Antônio de Leverger e a CEPLAC, órgão ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária responsável pelo desenvolvimento da lavoura cacaueira no Brasil. O trabalho vem avançando principalmente na Baixada Cuiabana, onde já estão sendo implantados viveiros com mudas geneticamente adaptadas ao clima da região, ampliando o cultivo do cacau e abrindo novas perspectivas para produtores rurais. A atuação da DESA-MT tem sido fundamental nesse processo, contribuindo diretamente no incentivo ao desenvolvimento sustentável, apoio técnico, fortalecimento da agricultura familiar e criação de oportunidades para comunidades rurais. O trabalho realizado pela entidade vem ajudando a transformar o cacau em uma nova oportunidade econômica para diversas famílias mato-grossenses. EXPERIÊNCIA INTERATIVA ENCANTOU VISITANTES Durante os quatro dias de feira, a Cidade do Cacau ofereceu experiências interativas para adultos e crianças, permitindo que os visitantes participassem do plantio de sementes de cacau e conhecessem de perto todas as etapas da produção. Outro grande destaque foi a degustação de chocolates artesanais produzidos em Mato Grosso pela empresa Chocoey, de Tangará da Serra. O sabor e a qualidade dos produtos surpreenderam o público e despertaram o interesse de empresários e investidores que visitaram o espaço. A empresária Audiley, da Chocoey, destacou que muitas pessoas ainda desconhecem o potencial da produção local. “O público ficou impressionado ao descobrir que Mato Grosso já produz chocolates de qualidade com cacau cultivado aqui mesmo no estado. Foi uma experiência muito positiva”, afirmou. AUTORIDADES DESTACAM IMPORTÂNCIA DO PROJETO A Cidade do Cacau também recebeu importantes lideranças políticas e representantes de instituições públicas, que demonstraram apoio ao fortalecimento da cacauicultura em Mato Grosso. Entre os visitantes esteve o presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Sérgio Ricardo, que destacou a importância da diversificação da produção agrícola no estado e revelou interesse em iniciar um plantio experimental de aproximadamente 500 mudas de cacau em sua propriedade. O deputado estadual Júlio Campos também reforçou apoio ao projeto e sinalizou a possibilidade de destinação de recursos para incentivar a expansão da cultura na Baixada Cuiabana. Já o vereador Dídimo Vovô informou que trabalha na articulação para implantação de um viveiro de mudas de cacau na região do Pedra 90, dentro do cinturão verde de Cuiabá, buscando atender produtores da capital e municípios vizinhos. A empresária Jéssica Riva e o ex-presidente da Assembleia Legislativa, José Geraldo Riva, também visitaram o espaço e destacaram a importância de incentivar novas alternativas produtivas capazes de fortalecer a agricultura familiar e movimentar a economia regional. SANTO ANTÔNIO DE LEVERGER GANHA DESTAQUE NA CACAUICULTURA O secretário municipal de Agricultura de Santo Antônio de Leverger, Sidnei Magalhães, destacou que o município vem se consolidando como uma das principais referências do projeto em Mato Grosso. Segundo ele, o trabalho desenvolvido em parceria com a FEDAF-MT, DESA-MT e demais instituições vem gerando resultados positivos e criando novas oportunidades para os produtores rurais. “Estamos muito felizes com os avanços conquistados. O cacau representa desenvolvimento, geração de renda e novas oportunidades para a agricultura familiar. Nosso objetivo é continuar fortalecendo não apenas a cacauicultura, mas toda a cadeia da fruticultura em Santo Antônio de Leverger”, afirmou. CIDADE DO CACAU SE TORNA SÍMBOLO DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO Para o presidente da FEDAF-MT, Mário Benevides, a participação na greenfarm superou as expectativas e mostrou que Mato Grosso possui todas as condições para se tornar referência nacional na produção de frutas e cacau. “Estamos construindo um novo momento para a agricultura familiar em Mato Grosso. O cacau tem potencial para transformar vidas, gerar renda e fortalecer a economia rural do estado”, destacou. O sucesso da Cidade do Cacau durante a Greenfarm 2026 deixou claro que Mato Grosso vive um novo momento no agronegócio. Mais do que apresentar um produto, o projeto mostrou que o estado possui capacidade de desenvolver uma cadeia produtiva forte, sustentável e capaz de gerar oportunidades para milhares de famílias, consolidando o cacau como uma nova fronteira econômica para Mato Grosso.
Quem lidera a corrida em Barra do Garças? Pesquisa mostra cenário das eleições de 2026
Por: Alex Rabelo — jornalista e analista político | MT Urgente News Uma pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Meta Inteligência Eleitoral revelou o atual cenário político de Barra do Garças para as eleições de 2026 e trouxe números que chamam atenção pela força de alguns nomes e pelo desenho político que começa a se consolidar na região do Araguaia. O levantamento foi realizado entre os dias 20 e 21 de maio de 2026, com 500 entrevistas presenciais feitas em 22 setores censitários da zona urbana de Barra do Garças. A pesquisa possui margem de erro de ±4,3 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. O estudo foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MT-02200/2026 e foi contratado pela empresa Edição Publicidade. Segundo o relatório, os entrevistadores foram treinados pelo Instituto Meta e utilizaram questionários digitais aplicados presencialmente em residências e pontos comerciais do município. A pesquisa ouviu homens e mulheres acima de 16 anos, respeitando critérios proporcionais de sexo, faixa etária, escolaridade e renda familiar para representar o eleitorado da cidade. A pesquisa mostra um cenário onde alguns nomes aparecem extremamente consolidados, enquanto outras disputas seguem mais abertas e com espaço para crescimento político. DEPUTADO ESTADUAL: ADELClNO LOPO SURGE ISOLADO, MAS MAX RUSSI APARECE COMO PRINCIPAL FORÇA POLÍTICA ESTADUAL NA REGIÃO Na disputa para deputado estadual, o nome que domina completamente o cenário em Barra do Garças é Adelcino Lopo. Ele aparece com 65,2% das intenções de voto, abrindo uma diferença impressionante de 57,6 pontos sobre o segundo colocado, Max Russi, que aparece com 7,6%. Em seguida aparecem: • Beto 2 a 1 — 7,0% • Dr. Eugênio — 5,2% • Moacir Couto — 2,6% Apesar da ampla liderança de Adelcino, o levantamento também evidencia a presença política de Max Russi no município, aparecendo entre os principais nomes da disputa estadual e figurando como segundo colocado no cenário pesquisado. O resultado reforça que Max Russi mantém influência política consolidada em várias regiões do estado e continua sendo um dos nomes mais fortes da política mato-grossense para 2026. DEPUTADO FEDERAL: DISPUTA MAIS ABERTA Diferente da disputa estadual, a corrida para deputado federal aparece mais equilibrada. Virgínia Mendes lidera com 21,6%, seguida por Prof. Sivirino com 15%. Logo atrás aparecem: • Ronair Nunes — 11,4% • Coronel Fernanda — 7,8% • Fábio Garcia — 5,2% O que chama atenção nesse cenário é o alto número de indecisos, que chega a 19,6%, mostrando que ainda existe muito espaço para crescimento e mudanças até o período eleitoral. SENADO: MAURO MENDES DOMINA PRIMEIRO VOTO Na disputa pela primeira vaga ao Senado, Mauro Mendes aparece extremamente forte em Barra do Garças. O ex-governador lidera com 61% das intenções de voto, muito à frente de Janaina Riva, que soma 17,4%. Na sequência aparecem: • Carlos Fávaro — 5,6% • José Medeiros — 5,2% • Pedro Taques — 4,4% Os números mostram que Mauro Mendes mantém forte capital político na região e larga em posição confortável na disputa. JANAINA RIVA CRESCE NO SEGUNDO VOTO AO SENADO Quando o eleitor é perguntado sobre a segunda vaga ao Senado, o cenário muda. Janaina Riva assume a liderança com 36,8%, demonstrando forte competitividade para conquistar a segunda cadeira. Depois aparecem: • Mauro Mendes — 12,6% • José Medeiros — 9% • Carlos Fávaro — 8% • Pedro Taques — 7,2% O levantamento mostra que Janaina possui um eleitorado consolidado para o segundo voto, o que pode fortalecer ainda mais sua presença na disputa estadual. WELLINGTON FAGUNDES LIDERA PARA GOVERNADOR E MAX RUSSI SURGE COMO PRINCIPAL ADVERSÁRIO Na disputa pelo Governo de Mato Grosso, o senador Wellington Fagundes aparece na liderança com 50,4% das intenções de voto em Barra do Garças. Mas um dos pontos que mais chama atenção no levantamento é o desempenho de Max Russi, que aparece em segundo lugar com 25,8%, consolidando-se como principal adversário no cenário apresentado pela pesquisa. Depois aparecem: • Jayme Campos — 10,6% • Otaviano Pivetta — 5,4% • Marcelo Maluf — 1,6% A pesquisa mostra Wellington com vantagem superior a 24 pontos percentuais sobre Max Russi, mas também evidencia que Russi já aparece fortemente posicionado na corrida estadual e com recall importante junto ao eleitorado da região. Outro ponto observado é que Max Russi aparece bem colocado tanto na disputa para deputado estadual quanto no cenário para governador, mostrando presença política consolidada e forte nível de conhecimento popular. FLÁVIO BOLSONARO LIDERA PARA PRESIDENT No cenário presidencial, Barra do Garças demonstra um perfil mais conservador e alinhado à direita. Flávio Bolsonaro lidera com 54,8% das intenções de voto, enquanto o presidente Lula aparece com 27%. Na sequência aparecem: • Ronaldo Caiado — 8,8% • Renan Santos — 2,4% • Romeu Zema — 1,2% A diferença entre Flávio Bolsonaro e Lula chega a 27,8 pontos percentuais. ANÁLISE POLÍTICA — ALEX RABELO Para o estrategista político Alex Rabelo, a pesquisa mostra que o eleitorado de Barra do Garças já começa a demonstrar sinais claros de posicionamento político para 2026. “Essa pesquisa mostra um cenário muito interessante porque revela lideranças extremamente consolidadas em algumas disputas e, ao mesmo tempo, abre espaço para articulações em outras. O Adelcino Lopo aparece praticamente isolado no cenário estadual dentro do município. Isso mostra força regional e conexão direta com o eleitor.” Alex Rabelo também destacou o desempenho de Max Russi no levantamento. “O Max Russi aparece em duas frentes importantes da pesquisa. Ele surge como segundo colocado para deputado estadual e também como principal adversário de Wellington Fagundes para o Governo do Estado. Isso demonstra que o nome dele possui forte presença política e grande nível de reconhecimento junto ao eleitorado.” Segundo Alex, o desempenho de Russi chama atenção por aparecer competitivo em cenários diferentes. “Poucos políticos conseguem aparecer bem posicionados em disputas diferentes dentro da mesma pesquisa. Isso mostra amplitude política, articulação e capacidade de diálogo em várias regiões do estado.” Alex também destacou a liderança de Wellington Fagundes e Mauro Mendes. “O Wellington aparece muito forte para governador na região do Araguaia, mostrando que conseguiu
Prefeitura de Cuiabá e TCE investigam possível rombo milionário em contratos da Educação
Vistoria identificou materiais didáticos sem contrato formal e levantou suspeitas sobre compras de até R$ 70 milhões feitas pela gestão anterior. A Prefeitura de Cuiabá e o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) realizaram, nesta sexta-feira (29), uma vistoria técnica no almoxarifado da Secretaria Municipal de Educação após denúncias de possíveis irregularidades na aquisição de materiais didáticos para a rede pública municipal. A fiscalização reuniu o presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, o prefeito Abilio Brunini, equipes da Controladoria Geral do Município, Procuradoria-Geral, Secretaria Municipal de Educação e vereadores da capital. Após a inspeção no galpão onde os materiais estão armazenados, a comitiva visitou a EMEB Francisco Pedroso da Silva para verificar a utilização pedagógica dos produtos adquiridos. Segundo a atual gestão, parte dos materiais teria sido entregue ao município sem contrato formal, ordem de serviço ou autorização oficial de compra. Entre os itens encontrados estão livros didáticos, kits pedagógicos e programas educacionais fornecidos por empresas do setor editorial. Durante a vistoria, Sérgio Ricardo afirmou que a investigação foi motivada por denúncias encaminhadas pela própria Prefeitura de Cuiabá. O presidente do TCE destacou a importância da atuação dos órgãos de controle diante das suspeitas levantadas. O prefeito Abilio Brunini informou que pagamentos e contratos foram suspensos após a identificação de inconsistências nos processos de aquisição. Conforme a administração municipal, empresas teriam assumido o risco de entregar materiais antes da formalização contratual. Uma auditoria aberta pela prefeitura apontou ainda que aproximadamente R$ 21 milhões foram destinados à compra de livros didáticos enquanto escolas municipais enfrentavam problemas estruturais e falta de itens básicos no início do ano letivo. A fiscalização também identificou materiais voltados para informática e educação financeira, áreas que não integram a grade curricular da rede municipal e que, segundo a gestão, não possuem estrutura adequada para aplicação prática, como laboratórios de informática. Outro ponto questionado durante a vistoria foi a aquisição de kits de educação bucal destinados à distribuição periódica para estudantes. Técnicos da Secretaria de Educação levantaram dúvidas sobre a adequação dos materiais para determinadas faixas etárias. O secretário municipal de Educação, Reginaldo Teixeira, afirmou que o número elevado de programas pedagógicos contratados compromete a execução prática nas escolas. De acordo com ele, foram identificados até 19 programas diferentes previstos para um único ano letivo, o que dificultaria o planejamento pedagógico e o foco em alfabetização e aprendizagem. As investigações fazem parte de um procedimento instaurado pela Prefeitura de Cuiabá em janeiro deste ano para apurar possíveis irregularidades na tentativa de aquisição de materiais didáticos. Segundo a administração municipal, a medida evitou um gasto estimado em R$ 70 milhões em recursos públicos. A apuração é conduzida pela Controladoria Geral do Município, com apoio de setores de auditoria, monitoramento e inteligência da prefeitura. O caso também foi encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU), Polícia Federal, Polícia Civil, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e demais órgãos de fiscalização. Conforme a prefeitura, cerca de R$ 20 milhões já haviam sido pagos antes da suspensão dos processos. A administração municipal informou que continuará encaminhando documentos aos órgãos de controle para aprofundamento das investigações e eventual responsabilização dos envolvidos, caso as irregularidades sejam confirmadas.
PT recua de candidatura própria ao Senado, abre espaço para Taques e gera crise interna na Federação em MT
A decisão do PT de Mato Grosso de retirar a pré-candidatura da ex-vereadora Edna Sampaio ao Senado abriu uma nova crise interna dentro da Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PV e PCdoB, e movimentou os bastidores políticos do campo da esquerda em Mato Grosso. O motivo da turbulência é que a direção nacional do PT decidiu apoiar o ex-senador Pedro Taques para a segunda vaga ao Senado, em uma possível composição política ao lado do senador Carlos Fávaro. A decisão foi comunicada oficialmente à ex-vereadora Edna Sampaio pela presidente estadual do PT, Rosa Neide. PT TIRA CANDIDATURA PRÓPRIA E GERA DESCONFORTO O movimento causou desconforto dentro da própria militância petista. Isso porque, na prática, o PT deixa de disputar diretamente uma vaga majoritária ao Senado em Mato Grosso para apoiar um nome de fora do partido — e justamente um político que historicamente teve embates com setores da esquerda nacional. Em comunicado interno, Edna Sampaio demonstrou insatisfação com a decisão e afirmou que o partido acabou sendo retirado da disputa majoritária. “Essa decisão retira o partido da disputa majoritária e nos obriga a repensar o papel que podemos ter nestas eleições”, afirmou. A declaração rapidamente repercutiu nos bastidores políticos e fortaleceu a percepção de que a decisão não foi absorvida de forma tranquila dentro da Federação. PCdoB NÃO ACEITA RECUO E MANTÉM PATRÍCIA NOGUEIRA Horas após o posicionamento do PT, o PCdoB reagiu e decidiu manter a pré-candidatura da professora Patrícia Nogueira ao Senado. A decisão deixou evidente que a Federação Brasil da Esperança ainda está longe de uma unidade definitiva em Mato Grosso. Em nota oficial, o partido afirmou que manterá o nome da professora Patrícia como alternativa política até as convenções partidárias ou até eventual deliberação nacional da Federação. “Nós, do PCdoB, manteremos o nome da professora Patrícia, construindo-o como uma alternativa”, afirmou o partido. Apesar da divergência, o PCdoB reforçou apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além da aliança com Carlos Fávaro e outros nomes do campo progressista. O FATOR PEDRO TAQUES A entrada de Pedro Taques no centro das articulações também chamou atenção por um motivo político importante: a resistência de setores da esquerda nacional ao seu nome. Nos bastidores da Federação, integrantes ainda enxergam Taques como uma figura ligada à chamada “Lava Jato” e ao movimento político que apoiou o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Taques foi eleito senador pelo PDT, posteriormente migrou para o PSDB e, durante seu período político mais forte, se posicionou de forma crítica aos governos petistas. Esse histórico passou a gerar resistência dentro de setores mais ideológicos da Federação Brasil da Esperança. MOVIMENTO MOSTRA PRAGMATISMO POLÍTICO Apesar do desconforto interno, a movimentação também mostra um novo momento político dentro da esquerda em Mato Grosso. A avaliação de lideranças é de que o PT nacional começa a priorizar alianças consideradas mais competitivas eleitoralmente, mesmo que isso signifique abrir mão de candidaturas próprias. Nos bastidores, a leitura é que o principal objetivo do grupo é fortalecer: a reeleição de Lula; a sustentação do governo federal; e ampliar a bancada aliada no Congresso Nacional. Dentro dessa estratégia, Pedro Taques passou a ser visto por parte do grupo como um nome capaz de agregar votos fora da bolha tradicional da esquerda. FEDERAÇÃO AINDA DEVE TER NOVOS CAPÍTULOS Apesar da decisão do PT, lideranças reconhecem que o cenário ainda está longe de uma definição final. Isso porque as convenções partidárias ainda não aconteceram e as articulações políticas seguem em andamento. Nos bastidores, o entendimento é de que a Federação Brasil da Esperança ainda deve enfrentar novas disputas internas até a consolidação definitiva do projeto eleitoral para 2026 em Mato Grosso. E mais uma vez, a política mostra que alianças improváveis, reaproximações e mudanças de rota podem acontecer rapidamente conforme o jogo eleitoral começa a ganhar força. Por: Alex Rabelo — jornalista e analista político | MT Urgente News
Operação resgata trabalhadores em condições análogas à escravidão e flagra adolescentes em atividades de risco em Cuiabá e VG
Uma operação realizada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso (SRTE-MT), com apoio da Polícia Federal, resgatou oito trabalhadores submetidos a condições análogas à escravidão em Cuiabá e Várzea Grande. As ações ocorreram entre os dias 26 e 29 de maio e também identificaram adolescentes exercendo atividades consideradas proibidas e de alto risco. As fiscalizações tiveram como foco empreendimentos dos setores agropecuário e madeireiro. Na primeira inspeção, em uma propriedade rural de Cuiabá, sete trabalhadores foram encontrados vivendo em condições degradantes. Conforme os auditores-fiscais do Trabalho, os empregados estavam alojados em ambiente precário, sem estrutura adequada de higiene, instalações sanitárias e conforto mínimo. Além disso, a equipe constatou que a maior parte dos trabalhadores atuava sem registro em carteira e sem equipamentos de proteção individual (EPIs). Durante a fiscalização, um adolescente de 17 anos foi flagrado realizando o enchimento e transporte de sacos de ração com peso superior a 20 quilos, atividade proibida para menores de idade. Entre os trabalhadores resgatados também estava um homem que sofreu um grave acidente enquanto trabalhava sem vínculo formal de emprego. Ele perdeu parte de um dos dedos ao conduzir uma motocicleta utilizada para levar refeições aos funcionários que atuavam na área rural. A segunda fiscalização ocorreu em uma madeireira em Várzea Grande. No local, um trabalhador foi resgatado após os fiscais identificarem condições análogas à escravidão. Segundo os auditores, ele vivia em um alojamento improvisado, sem banheiro e sem cozinha. Na mesma empresa, três adolescentes foram encontrados realizando transporte manual de madeira. Dois tinham 17 anos e um deles apenas 14 anos. De acordo com a fiscalização, a atividade oferecia sérios riscos à saúde e à integridade física dos menores. Durante a operação, os auditores determinaram ainda a interdição de 11 máquinas, entre serras e plainas, por apresentarem risco grave e iminente de acidentes. A equipe também identificou 20 trabalhadores sem registro formal de emprego na madeireira. Após as irregularidades serem constatadas, os empregadores foram notificados e tiveram que adotar medidas imediatas. As empresas efetuaram o pagamento das verbas rescisórias aos trabalhadores resgatados, afastaram os adolescentes das atividades proibidas e regularizaram os registros em carteira. Segundo a superintendente regional substituta do Trabalho e auditora-fiscal do Trabalho, Flora Camargos, os equipamentos interditados só poderão voltar a operar após nova inspeção da Auditoria-Fiscal do Trabalho. Além dos resgates, a operação também realizou ações preventivas em outras propriedades rurais da região, com orientações técnicas e notificações relacionadas a infrações trabalhistas de menor gravidade.
Max Russi articula parceria para construir 300 casas populares em Alto Garças
O sonho da casa própria está mais perto de se tornar realidade para centenas de famílias em Alto Garças. Nesta sexta-feira (29), o deputado Max Russi (Podemos), presidente da Assembleia Legislativa, participou de uma audiência pública no município para alinhar os detalhes do projeto habitacional. Por meio de uma força-tarefa que une o Governo do Estado, a MT Participações e Projetos (MT Par), a Caixa Econômica Federal e a prefeitura local, a iniciativa, que inicialmente previa 250 moradias, foi ampliada e vai garantir mais de 300 casas populares para reduzir o déficit habitacional da cidade. Esse acréscimo de mais de 50 unidades é fruto de uma articulação direta realizada junto à ex-primeira-dama do Estado, Virginia Mendes. Para tornar o financiamento acessível à população de baixa renda, o projeto conta com um modelo robusto de subsídios. O grande diferencial do projeto é o aporte direto de Max, que destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 10 mil para cada uma das casas. Esse investimento reduz drasticamente o saldo devedor e garante parcelas mais baratas para os moradores. “Habitação significa dignidade, conforto e tranquilidade. Coloquei R$ 10 mil do nosso orçamento em cada casa para baixar o valor da prestação, fazendo com que caiba no bolso do cidadão. Pagar aluguel é ver o dinheiro ir embora. Já pagando a casa própria, a pessoa investe no que é seu. Pelo grande número de famílias que compareceu à audiência, tivemos a certeza de que estamos no caminho certo”, destacou Russi, elogiando a gestão do prefeito Júnior Pitucha (PL) e da primeira-dama Marise Aires pela busca constante de projetos para o município. O cadastramento das famílias interessadas em obter os subsídios habitacionais já está sendo estruturado. Além das moradias, Max Russi confirmou que o pacote de trabalho na cidade inclui a destinação de emendas para a construção de uma nova praça pública e investimentos para a melhoria do sistema de abastecimento de água, além de um suporte contínuo junto às secretarias estaduais de saúde e de assistência social para fortalecer os atendimentos. Durante a agenda no município, o presidente da Casa de Leis foi homenageado com o título de cidadão Alto-garcense, uma honraria proposta pelo vereador Alan Jordão (PSB). O parlamentar celebrou o reconhecimento e afirmou que o título aumenta sua responsabilidade com a cidade. “Fico honrado e ainda mais motivado para trabalhar. Esse reconhecimento é fruto das emendas e defesas que fazemos na Assembleia, onde Alto Garças é uma verdadeira prioridade”, agradeceu.
Tribunal do crime termina com oito presos e vítima resgatada em Sinop
Homem sequestrado por faccionados foi encontrado amarrado e ameaçado de morte durante ação da Polícia Militar Uma ação rápida da Polícia Militar impediu a execução de um homem de 32 anos que estava sendo mantido em cárcere privado por integrantes de uma facção criminosa, na noite desta quinta-feira (28), em Sinop. Oito suspeitos foram presos em flagrante durante a ocorrência. Equipes do Grupo de Apoio do 11º Batalhão realizavam patrulhamento quando receberam denúncias sobre um possível sequestro ligado a um “tribunal do crime”. Segundo as informações, a vítima estaria sendo julgada por criminosos suspeita de envolvimento com uma facção rival. Os policiais seguiram imediatamente até o endereço indicado, com apoio da equipe do bairro São Cristóvão. Ao chegarem ao local, os militares flagraram diversos suspeitos tentando fugir pelos telhados e muros das residências vizinhas. Durante a operação, três homens e duas mulheres foram detidos inicialmente. Outros três suspeitos foram encontrados escondidos em imóveis próximos após tentarem escapar da abordagem policial. A vítima relatou que permaneceu amarrada e sob constantes ameaças de morte. Conforme o homem, ele só foi desamarrado quando os criminosos perceberam a aproximação das viaturas da Polícia Militar. Natural do Estado de São Paulo, o homem informou que estava em Sinop a trabalho, participando da Exponorte. Ele contou ainda que havia ido até uma barbearia no bairro Menino Jesus para cortar o cabelo quando foi surpreendido pelos suspeitos, que chegaram em um veículo Fiat Uno e o sequestraram sob ameaça. Todos os envolvidos foram encaminhados à delegacia para registro da ocorrência e demais providências cabíveis. Em meio ao medo e à tensão vividos pela vítima, histórias como essa também despertam reflexões sobre os conflitos emocionais e espirituais que muitas pessoas enfrentam em silêncio. No desenvolvimento mediúnico, por exemplo, é comum que iniciantes convivam com dúvidas, inseguranças e receio de julgamento. Muitos médiuns relatam sentir a presença de entidades, perceber alterações de energia e até ouvir mensagens durante manifestações, mas ainda assim questionam se as experiências são reais ou fruto da própria mente. Esse conflito costuma ser ainda mais intenso nos casos de mediunidade semiconsciente. O medo de errar ou ser julgado também leva muitos praticantes a tentarem controlar movimentos e palavras durante incorporações. Com o tempo, porém, a experiência dentro do terreiro ajuda a fortalecer a confiança, permitindo que o médium aprenda a distinguir ansiedade, intuição e percepção espiritual. Mesmo médiuns mais experientes afirmam já ter enfrentado bloqueios e inseguranças no início da caminhada espiritual. Segundo relatos comuns no meio religioso, a compreensão dessas experiências costuma surgir gradualmente, por meio da prática, do estudo e do amadurecimento espiritual.